Nosso repórter Zhang Xiaoye
"Vamos."
Depois de aprender sobre a intenção da entrevista, Xie Chensheng concordou com rapidez e concisa.Mas ele também disse que não funcionou recentemente, e ainda há algumas coisas para lidar à mão, então temos outro momento.
Até recentemente, na casa de um marido construída no norte da terceira estrada de Pequim na década de 1980, o repórter finalmente conheceu Xie Lao.Esta comunidade é remota e silenciosa.
Do pé de Xie Chensheng quebrou Cen Ji.Ele segurava um saco de lixo em uma mão, apoiou a grade da escada com uma mão, dobrou as costas em em forma de camarão, apertou os sapatos e estava no chão.Embora Xie Lao tivesse 93 anos, a cena à sua frente ainda estava triste.Olhando para cima e vendo o repórter, ele sorriu: "Eu desço e joguei um lixo, e entrarei na casa por um tempo".
Este é o status quo de Xie Chensheng, um famoso especialista em relíquia cultural conhecido como "Guarda do Tesouro Nacional".Ele mora em um salão no terceiro andar deste antigo prédio residencial, e parece particularmente estreito por causa dos livros, jornais e materiais.Uma mesa grande ao lado da janela ocupava metade da sala na sala, e havia uma pilha de dados empilhados no alto.
Embora ele esteja velho e tenha sobrevivido com câncer por muitos anos, Xie Chensheng está consciente.O único degenerado é a visão. As estatísticas de Xie Chensheng, desde 2010, mais de 40 cidades de todo o país lançaram o antigo projeto de construção da cidade, com um investimento cumulativo de mais de 490 bilhões de yuan, e o planejado planejou uma área de mais de 1,94 milhão de MU.
"As relíquias culturais são criadas e cantando econômico, mas em um lugar considerável, é realmente necessário usar relíquias culturais para servir o desenvolvimento imobiliário". .
quina 5
Por mais de meio século, Xie Chensheng sempre manteve o hábito de escrever.Durante a revolução cultural, ele redigiu a "proposta de proteção de relíquias culturais" e escreveu uma carta à equipe Central Cultural Revolution. ou indiretamente.
Xie Chen nasceu nesta vida, como se um dístico pendurado em sua parede de estudo: "Eu só faço uma coisa na minha vida, e o coração sangrento se importa com a cidade antiga".
Interrompendo o vento da "reconciliação da cidade antiga"
"O problema é muito sério."
Ele apresentou uma pilha de materiais, "Hancheng Ancient City Reconstruction Project, lançado em 2011, planejou cobrir 62,24 hectares"; .
O projeto de reconstrução é tantos.
O mais angustiante é que a antiga cidade de Hancheng, que tem uma história de mais de 1500 anos, foi demolida.Antes disso, o Ministério da Habitação e Construção e o Departamento Nacional de Relíquias Culturais passaram mais de dois anos, conduziram um censo nas cidades históricas e culturais nacionais e descobriram que a maioria das cidades antigas foi danificada por graus variados.Nesta lista, Hancheng em Shaanxi foi identificado como a única cidade a preservar a cidade completa, e precisa ser elogiada publicamente, mas quando os resultados da pesquisa deveriam ser anunciados para a sociedade, Hancheng também foi destruído.Embora o Ministério da Habitação e o Desenvolvimento Urbano tenha sido interrompido, era tarde demais e um oitavo na cidade antiga havia sido demolida.
"Agora, não há segunda cidade antiga como Hancheng, que foi preservada em uma cidade antiga completa em todo o país, e a perda é muito grande".
Ele está envolvido em relíquias culturais há mais de 60 anos, e Xie Lao sempre não poupou nenhum esforço para resgatar relíquias culturais uma a uma.Mas desta vez, ele estava determinado a viver a partir da fonte da reforma da fonte.
A fonte desta popular reconstrução da cidade antiga no país é o "Modelo de Qujiang"."Qujiang" é um "qujiang" e obteve o comitê de gestão de Qujiang New District em Xi'an.Desde o início deste século, o "Modelo de Qujiang" entrou no "Fast Track" de desenvolvimento. Parque Nacional do Palácio Daming, a área cênica do templo da Fama e Lou Guan.
O desenvolvimento do "Departamento de Qujiang" é tão rápido que não tem nada a ver com uma das decisões na época: algumas unidades nacionais de proteção de relíquias culturais em Xi'an são transferidas para o Comitê de Gerenciamento de Qujiang para gestão e operação após a aprovação .Por mais de dez anos, a campanha de paisagem em grande escala em torno de alguns monumentos conhecidos em torno de Xi'an começou.
Visão geral como "confiando no patrimônio cultural para integrar recursos históricos, através da criatividade, embalagem e planejamento, implementam vários projetos importantes para impulsionar o desenvolvimento de outros departamentos industriais e, finalmente, aprimorar o valor da cidade". : "É como o Parque Nacional do Palácio Daming.
Mas por um longo tempo, o "modo qujiang" tem sido considerado uma amostra avançada de desenvolvimento urbano.Em 2007, Qujiang New District se tornou o primeiro lote de zonas de demonstração da indústria cultural nacional.Não foi até 2010 que a destruição de relíquias culturais expostas pelo projeto atraiu a atenção do público.
Em 2010, o "People's Daily" publicou o artigo "Xi'an Qujiang Model:" Tongtong Tongyou "ou" Worry "ou" Worter ", o que o questionou.O artigo mencionou que a essência do "modo qujiang" é o círculo de baixo custo e uma terra de alto preço.O planejamento e a exibição do projeto de proteção ao local do Palácio Daming também mostra que, exceto por vários projetos de museus, o restante são todos os edifícios comerciais, hotéis e comunidades residenciais.
"Essa abordagem não apenas viola os princípios das relíquias culturais, mas também viola as disposições da lei de proteção de relíquias culturais".
Além da proteção das próprias relíquias culturais, Xie Lao enfatizou dois pontos: primeiro, a cidade antiga e a cidade antiga foram tão demolidas e em grande escala, o que pode impactar os 1,8 bilhões de mu da linha vermelha de terra para pôr em risco a segurança alimentar nacional; Segundo, pode afetar o processo de demolição e construção que pode afetar o processo de construção.
quina 5
"Não posso falar sobre a proteção das relíquias culturais isoladamente, caso contrário, ninguém ouvirá".
Como ele esperava, logo após a enviada da carta, o líder central fez instruções importantes, pedindo à Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma que investigasse o status quo das cidades antigas e solicite opiniões de vários ministérios e comissões.Hoje, Xie Laosheng está aguardando o lançamento dos decretos relevantes para impedir esse estilo de "reconstrução da cidade antiga".
Ele está comprometido com a proteção das relíquias culturais a vida toda
Xie Chen estava no caminho da proteção das relíquias culturais.
Xie Chen nasceu na família Shuxiang.O avô é viciado em livros ", disse as palavras", "Wen Xin Diao Dragon", "a história de ele é", "Tang Wenzi" e outras coleções.Xie Chen nasceu com seu primo, e seu primo era Xie Guozhen, uma famosa história de Ming e Qing e versão do diretório das dinastias Ming e Qing.
"Naquela época, os conhecidos que vieram à família eram sobre história. Meu irmão também gostava de coletar bons livros. Então, eu também estava interessado em relíquias culturais".
Na primavera de 1946, Xie Chensheng conheceu Zheng Zhenduo quando foi a Xangai com seu irmão.Esta oportunidade fez do jovem Xie Chensheng ter uma testemunha da história.Naquela época, ele foi nomeado por Zheng Zhenduo e Xu Senyu para ajudar a resolver, cuida e prosseguir com uma série de obras, incluindo "Referências da história chinesa", "Os registros da famosa pintura" e "Pintura famosa chinesa Coleção da China ".Xie Chensheng calculou este ano como seu formal entrando na porta das relíquias culturais.
Em novembro de 1949, Zheng Zhenduo foi nomeado diretor do Departamento de Relíquias Culturais do Ministério Cultural Central da Cultura. do que pesquisa. "
quina 5
Naquela época, a nova China acabou de ser estabelecida e estava cheia de feridas.O jovem Xie Chensheng estava comprometido com a forte responsabilidade.As "medidas intermediárias para as exportações de livros de relíquias culturais calculadas", "medidas provisórias para a investigação e escavação de locais de cultura antigos e investigação da tumba" e "instruções sobre como proteger a guarda das antigas relíquias culturais" e outras leis chinesas são escritas em sua caneta.
A revolução cultural é o primeiro grande teste da experiência da proteção das novas relíquias culturais chinesas.Naquela época, os guardas vermelhos foram às ruas para copiar suas casas e varrer os "quatro idosos".Infelizmente, porém, o destruidor dos guardas vermelhos é limitado a relíquias culturais esporádicas, e grandes relíquias culturais são basicamente resgatadas.
"Os guardas vermelhos não são uma placa de ferro, e há diferenças entre eles. Por exemplo, o templo de West Lake Lingyin, alguns dos guardas vermelhos estão prestes a esmagar, e a outra parte é considerada relíquias culturais. Disse, você Não posso esmagar.
Diante desse frenesi, a atitude de Xie Chensheng sempre foi firme.Já em 1964, ele escreveu uma carta a Kang Sheng, vice -líder do grupo Central Cultural and Education e secretário do Secretariado Central do Grupo Central Cultural e Educacional.Na carta, Xie Chensheng expressou sua oposição e as preocupações sobre "estabeleceram algumas políticas literárias na gestão de proteção das relíquias culturais". , 'Padrões políticos primeiro, e os segundo' padrões acadêmicos também são inapropriados.Ele também propôs que as relíquias culturais são materiais históricos e são exemplos físicos que explicam a história.As relíquias culturais que explicam lutas de classe, como o campo de concentração de Shangrao, a cooperação da China -EUA, e alguns deles podem ser usados como "exemplos físicos negativos" para educar a próxima geração.
"Os limites de limpar as relíquias culturais e os" quatro idosos "não podem ser usados como uma relíquia cultural que pode ser usada como um livro negativo e um testemunho histórico". Guardas.Em 1967, o Grupo Central de Revolução Cultural convocou um grupo de especialistas em Pequim para organizar as tarefas de proteger relíquias culturais.Nesta reunião, Xie Chensheng recebeu a tarefa de redigir a "proteção das relíquias culturais" e foi distribuída para as massas logo depois.
"A escala da destruição parecia muito naquela época. Não há muitos olhar para trás agora."De fato, desde a nova China, a destruição de relíquias culturais é realmente o primeiro século da década de 1980 e atingiu seu primeiro clímax nos anos 90.Após a reforma e a abertura, o dinheiro mudou, e o contrabando de ladrões graves e relíquias culturais começaram a desenfreada."No passado, as pessoas cavaram coisas para entregá -las ao país. Eles se sentiram muito gloriosos e receberam um pouco de recompensa material ou espiritual. Essa comparação é muito óbvia", disse Xie Chensheng.
Atualmente, a reconstrução da cidade antiga em muitos lugares hoje é a segunda onda da destruição de relíquias culturais."A seriedade do desenvolvimento imobiliário para a destruição dos monumentos não é mais um problema após a fundação da República Popular da China, mas nunca o tem desde os tempos antigos".Xie Chensheng disse.
"O" coração original "do velho
Depois de se aposentar, Xie Chensheng ficou cada vez mais ocupado.Hoje, aos 93 anos, ele ainda tem negócios incompetentes e, muitas vezes, às 12 horas da noite para descansar.Nos dias úteis, ele estava sentado na mesa, olhando para os materiais e atendendo o telefone, que quase se tornou uma "linha direta de proteção cultural".Xie Chensheng é a redação da "Lei de Proteção de Relíquias Culturais" na Nova China. Líderes aqui são uma chave. "Portanto, por muitos anos, ele sempre foi irritante.Em cada carta escrita por Xiao Kai, Xie Laowen renunciou e tinha bem estabelecida, e o velho na carta era sincero.
Shan Xiangxiang, o reitor do Museu do Palácio, comentou sobre ele: "Nos livros de vedação e vedação repetidamente, muitas relíquias culturais e blocos de Mingcheng podem ser preservados e herdados dos descendentes. Dedicação, na transmissão da recuperação de Hongyan, o Carta de carta com os líderes centrais e os departamentos relevantes acumularam o acúmulo de Sun Feng, que se tornou uma riqueza cultural valiosa.
Depois de uma vida inteira com relíquias culturais, Xie Chen nasceu com suas duas mangas e morava em uma sala estéril.Ele pensou que estava pedindo benevolência: "Tenho uma discordância com esta época. Porque não digo bem, todo mundo quer ouvir boas palavras, mas não consigo ouvir isso de mim".
Sua "discordância" vem do idealismo no sangue.Depois de tantos anos, não importa como o mundo mude a geometria, Xie Chensheng ainda adere à "intenção original".
"Eu não tinha uma boa origem, mas queria revolução. Naquela época, escolher o partido comunista não era apenas motivos emocionais, mas depois de um pensamento razoável. Porque eu estudava história desde criança, e a história sempre afetou Os conceitos das pessoas ... ... "Ele levantou a cabeça e seus cabelos brancos brilhavam sob o sol". Filho Faça o velho útil, solitário e solitário, todos criados, as famílias estrangeiras não estão fechadas, a estrada não atende, é para a história da história da educação. O ideal do comunismo, eu pensei que isso não era para servir o povo?
Biografia Xie Chensheng: O secretário -general e conselheiro da Administração Estadual de Relíquias Culturais, Diretor Executivo da Sociedade Arqueológica Chinesa, etc.Os principais participantes e escritores da formulação de relíquias culturais e regulamentos da Nova China também são organizadores e testemunhas importantes da proteção de relíquias culturais na Nova China.Participou da limpeza das relíquias culturais durante a guerra e ajudou Zheng Zhenduo a compilar a "Dica de referência da história chinesa", "deixar o catálogo de relíquias culturais japonesas após a guerra sino -japonesa", etc.; Após a aposentadoria em 1995, ele ainda estava correndo para proteger relíquias culturais.Atualmente, ele é presidente honorário da Sociedade de Relíquias Culturais Chinesas e membro do Comitê de Especialistas da Cidade Histórica e Cultural Chinesa.
"A proteção de relíquias culturais não é uma indústria cultural"
Relatório de Wen Wei: Por que a reconstrução da cidade antiga e da cidade antiga nos últimos anos se intensificou?
Xie Chensheng: A causa raiz da destruição é tudo para olhar o dinheiro.
Proteger a cidade antiga é realmente especificada.Desde o seu anúncio em 1982, a "Lei de Proteção de Relíquias Culturais" não tem sido um problema após várias revisões, e os requisitos básicos não são problemas. está claro.Portanto, o desenvolvimento de cidades antigas em si é ilegal.
Portanto, as maiores restrições às relíquias culturais são benefícios econômicos.Eu sempre pedi duas coisas, uma é a indústria cultural e a outra é o desenvolvimento do turismo.Devemos definir cientificamente o conteúdo da indústria cultural.
Wen Reporting: O status atual da proteção de relíquias culturais, como você disse, "é difícil investigar".Em muitos lugares, o Departamento de Relíquias Culturais é um departamento desfavorecido, o que devo fazer?
Xie Chensheng: Sim, não suporta.Se você colocar poder em uma gaiola e realmente pode fazer as coisas de acordo com a lei, é fácil fazer, mas às vezes você não pode fazer nada agora.Por exemplo, eu sou o diretor do Bureau de Relíquias Culturais, mas nosso lugar é o secretário, você o está segurando com o secretário, está fazendo isso, o que devo fazer?Não.Ou seja, você ousa no topo, e há uma situação em que você faz isso, o que é problemático.
Se eu solicitar minha opinião sobre a proteção das cidades antigas, vou definitivamente dizer que deve ser confirmado que o "modelo de qujiang" está errado.Eles podem dizer que o caso de Qujiang está errado, mas você deve aumentar na altura do modelo, porque esse modelo é divulgado em todos os lugares, caso contrário, como pode haver tantas coisas?
Wen Reporting: Algumas pessoas acreditam que existem tantos edifícios históricos na China.
Xie Chensheng: Este é um erro no conceito.É necessário reconhecer que a proteção é o desenvolvimento.A economia deve se desenvolver, mas outros aspectos não cooperam, e a economia não está se desenvolvendo bem.Eu acho que o desenvolvimento é uma construção de vários aspectos e você não pode remover qual deles você, caso contrário, seu desenvolvimento é deformado.Portanto, deve ser coordenado.
Por exemplo, em Pequim para desenvolver transporte público, o metrô é o primeiro, mas você diz que para deixar o metrô passar pela cidade proibida e desmontar a cidade proibida?não.Como a cidade proibida é a herança do mundo, seu metrô pode estar por perto e, em seguida, o metrô obedece à proteção das relíquias culturais.Portanto, não é que haja contradição entre desenvolvimento e proteção, mas contradições em projetos específicos.No projeto específico, você precisa pesar e é importante obedecer mais importante.Olhe para os três desfiladeiros, há mais relíquias culturais, todas protegidas, os três desfiladeiros não o fazem.Mas não posso deixar você quebrar todas as relíquias culturais dos três desfiladeiros.Existem as relíquias culturais mais importantes que não podem ser movidas.Por exemplo, Baiheliang, você precisa me conseguir o quanto gasta, porque é inútil quando se move.Mais tarde, Bai Heliang saiu, e tornou -se um destaque.
Wen Reporting: A vida está protegendo as relíquias culturais.
Xie Chensheng: O secretário geral Xi Jinping disse muito claramente, lembrando a nostalgia.O entusiasmo inerente ao povo pode ser mobilizado através de relíquias culturais.Muitas vezes ainda têm problemas com os pensamentos das pessoas.Por que a China pode ter hoje por milhares de anos, não está apenas confiando na cultura tradicional?
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com