Wang Zhijie limpou a lápide dos mártires com cuidado.Foto do repórter Shi Ziqiang
Em 73 anos, um período de vicissitudes de vicissitudes, camponês Wang Zhijie se tornou um homem velho.No cemitério de 88 mártires anti -japoneses, ele e seu pai Wang Mengbei já substituíram 73 anos ...
loteria federal 09 02
Abrindo a página amarela da história, as pessoas na vila de Jizhuang, no Condado de Fucheng, Hengshui, Hebei, parecem sentir o cheiro do cheiro da pólvora da guerra anti -japonesa naquele ano.Em 1942, a situação na guerra anti -japonesa no norte da China foi crítica. dos anti -japoneses.
Naquela época, Wang Mengbei, que era o chefe da vila de Jizhuang, organizou os moradores para ajudar os soldados a preparar lenha, enquanto se ofereceu para ser uma orientação para as tropas.Em 2 de junho, o fogo da guerra agitou o solo turbulento.Nosso exército lutou com sangue e disparou mais de 300 fantoches japoneses, e rompeu com sucesso a linha de defesa do inimigo.Na batalha, 88 soldados anti -japoneses sacrificaram.
Com lágrimas, Wang Mengbei e as pessoas enterraram os mártires um por um.De acordo com a situação na época, os generais dos mártires enterrados podem ser rejeitados pelos brutais invasores japoneses.Para proteger os ossos dos mártires, Wang Mengbei emitiu imediatamente um pedido ao comandante do exército, na esperança de manter a tumba para os mártires sacrificados.
Desde então, a tumba dos mártires se tornou a mais importante posição de Wang Mengbei.Durante a guerra, ele teve que proteger a tumba a qualquer momento para impedir o retorno dos demônios;A vila de Jizhuang é um solo arenoso típico, com poeira espessa.Após cada vento forte, a tumba estava coberta de solo espesso e o saco de túmulos levantado foi quase enterrado.Sempre que, naquele momento, Wang Mengbei limpava a poeira um por um, refrescou -se na tumba para restaurar a forma original do mausoléu.
"Este é o meu filho, e ele me levará no futuro."
Em 1979, Wang Meng Beidan foi empilhada e seu corpo era inconsistente.Mas assim que ele estava livre, ele pediu ao filho Wang Zhijie para montar um triciclo e levá -lo ao cemitério."Ajudei a dividir a erva, e meu pai às vezes estava sentado em silêncio."Por mais de 10 anos desde então, o pai e o filho usaram o antigo triciclo no cemitério e em casa.
loteria federal 09 02
"Até o dia de 1993, meu pai disse impaciente que me deixou correr para o cemitério". "
Wang Zhijie disse: "O quinto dia em que voltou do cemitério da época, seu pai estava" fora "".
Antes de sua morte, Wang Mengbei disse ao filho o mais culpado de sua vida.Um dia, em 1968, Wang Mengbei recebeu uma carta dizendo que ele pediu que ele contasse a história da guerra quebrada anti -japonesa naquele ano.Eu não sabia que a mãe -LAW morreu de repente no dia seguinte, e a família estava ansiosa para deixá -lo ir.Naquela época, Wang Mengbei estava muito envergonhado, mas ele escolheu ir ao cemitério do mártir."O funeral foi concluído naquele dia, e sua mãe culpou seu pai. Mas seu pai disse que, embora ele tivesse vergonha de sua mãe, ele não se arrependeu".
Depois que seu pai morreu, Wang Zhijie começou a atuar como o "mestre" do cemitério.Todo elo do túmulo de seu pai é impresso em sua mente.
"Encontrando um ente querido, os mártires não ficarão sozinhos."
Em 2013, uma oportunidade de renovar o cemitério dos mártires fez Wang Zhijie ter uma idéia: "Quero encontrar parentes para mártires, eles devem ter seus nomes e originais, não devem ser esquecidos pela história".
Após um lapso de 70 anos, Wang Zhijie, que tinha quase sessenta anos, embarcou em uma jornada "vasta" de encontrar parentes.
loteria federal 09 02
Para verificar os nomes dos mártires, Wang Zhijie varreu o cemitério de manhã e correu para o Departamento de Assuntos Civis de Shenzhou, Raoyang, e etc. à tarde.No entanto, Wang Zhijie não foi desanimado.
Wang Zhijie também embarcou em seu desejo de procurar parentes para os mártires e anexar informações de contato.Quando eu pensei que Shi Shen estava no mar, Wang Zhijie começou a receber uma ligação de Liaoning para os municípios vizinhos e queria confirmar se havia seus próprios entes queridos no cemitério.
loteria federal 09 02
Naquele momento, Wang Zhijie disse que estava chorando: "O trabalho duro não é desperdiçado!"Além disso, 16 foram confirmados e 26 ainda foram confirmados, mas os parentes de muitos mártires foram contatados."Não vou desistir, enquanto eu viver por um dia, sempre vou procurar!"
Repórter
Na entrevista, perguntei a Wang Zhijie por que ele insistiu em fazer isso.Ele me disse que, nos parentes, o sacrifício -mártir Ye Luo retornou às raízes.
O 70º aniversário da vitória da guerra anti -japonesa, a mudança da pátria foi revertida.Mas a insistência do pai e do filho não mudou.Wang Mengbei disse uma vez que esses mártires estabeleceram suas vidas aqui para a libertação da nação.O pai e o filho consideravam a tumba uma missão para expressar o respeito dos mártires da guerra.O que eles estão esperando não são apenas os restos mortais dos mártires, mas também um espírito, uma crença e uma espécie de eficácia de combate que nos apoia a superar constantemente as dificuldades e atacar.70 anos, lavando a liderança do mundo, mas a beleza da persistência ainda estava brilhando.(Repórter Shi Ziqiang)
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com