O foco da formulação de políticas de educação privada nas duas associações nacionais
Saia do dilema institucional de "Retorno razoável"
Quem está soando para a educação (4)
Em maio deste ano, foi anunciado anunciou -se anunciados em maio a Lei de Promoção de Promoção de Escritório do Escritório Nacional da República Popular da China (Draft Revisory) (projeto de solicitação de opiniões) "para o mundo exterior, e espera -se que ele aterrisse oficialmente em um futuro próximo.
A legitimidade das forças sociais em 1982 foi estabelecida -a Constituição adotada pela quinta sessão do Quinto Congresso Popular Nacional propôs claramente que "o Estado incentiva organizações econômicas coletivas, organizações de negócios corporativas nacionais e outras forças sociais de acordo com leis e regulamentos. Por mais de 30 anos, as forças sociais administram escolas ou a educação privada passou pelo processo do zero, e as políticas relacionadas também foram continuamente melhoradas: do "retorno razoável" dos anos vagos de disputas para os recentes recentemente, a Recentemente, recentemente, recentemente, recentemente, recentemente, clara "lucratividade" e "não -lucrativa" finalmente chegou.
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Em um novo ponto de partida histórico, é necessário rastrear totalmente o foco da disputa entre a educação privada no processo de promulgação de suas principais políticas relevantes.O autor tentou analisar o Congresso Popular Nacional e 425 Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês de 1983 a 2013, bem como as vozes do Congresso Popular Nacional e membros do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês em Diferentes períodos.Além disso, a recém -revisada "Lei de Promoção da República Popular da China" (a seguir denominada "Lei de Promoção Civil") é baseada na reforma do gerenciamento de classificação da "lucratividade" e "não profitabilidade" das escolas privadas, que Esclareceu o "dilema teórico e institucional do retorno razoável propôs estabelecer um sistema de apoio diferenciado e reflete idéias políticas iguais.
Desde os anos 80 até o início dos anos 90: aliviar o financiamento educacional insuficiente
Em 1980, o governo central propôs que o Estado não possa suportar completamente a educação dos fundos da escola primária e precisa mobilizar completamente o entusiasmo das forças sociais.
Em maio de 1983, no "Aviso sobre o fortalecimento e a reforma da educação das escolas rurais", o Estado enfatizou que o governo central e local aumentou o financiamento da educação e requer organizações e agricultores de raízes de grama para arrecadar fundos para administrar escolas.
A "decisão sobre o Comitê Central do Partido Comunista da China sobre a reforma do sistema educacional" promulgada em 1985 é o primeiro documento importante sobre reforma educacional desde a reforma e a abertura.No mesmo período, em 1983, um membro do Congresso Popular Nacional de "crescente educação para a educação e mobilizar forças sociais para apoiar a educação".
Em 1987, os "vários regulamentos intermediários sobre escolas de poder social", emitidos pelo Ministério da Educação, foram as primeiras regras e regulamentos especificamente para educação privada em meu país, marcando o início da construção do sistema educacional privado do meu país.Esta disposição posiciona as forças sociais a serem posicionadas como uma escola suplementar para administrar escolas e propõe "incentivar e apoiar as forças sociais a administrar escolas e fortalecer a gestão de macro".Em 1988 e 1989, o Congresso Popular Nacional teve uma "captação de recursos deve ser legislativa" e, ao mesmo tempo, as propostas de "promoção" no CPPCC atingiram 6.
De um modo geral, a proposta do Congresso Popular Nacional não estava calorosa naquele momento, focando principalmente na captação de recursos sociais e nos fundos, e não propôs claramente a construção do sistema legal de forças sociais para administrar escolas.
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A introdução dos "regulamentos sobre poder social" de 1997 (a seguir denominada "regulamentação 97") marcou que meu país atribui grande importância à educação privada a uma nova altura. os "Regulamentos 97".Em outubro do mesmo ano, as "opiniões da Comissão Nacional de Educação sobre a implementação das" várias questões de poder social "também divulgadas, explicando ainda mais e enfatizando algumas questões importantes, como aprovação e finanças envolvidas nas forças sociais na administração de escolas.
No início dos anos 90, as flutuações da proposta "Promoção de Classe" do CPPCC foram posteriores ao Congresso do Povo Nacional. .
A promulgação dos "97º regulamentos" não reduziu a popularidade da legislação e os requisitos para a educação privada. proporção.Antes de 2002, a atitude do Congresso do Povo e do CPPCC basicamente coincidiu com a educação privada, formando uma situação em que o Congresso Popular Nacional e o CPPCC falados ao mesmo tempo.
Por exemplo, durante o pico da proposta na véspera da promoção da lei de assuntos civis em 2002, o representante de Shen Jingzhu representou o 32º representante em 1999 e os 36 representantes dos nomes conjuntos de 2002. para facilitar o desenvolvimento da saúde; Os "regulamentos sobre a Escola de Poder Social" e as "provisões intermediárias sobre escolas cooperativas ou cooperativas para a Estação" precisam ser excluídas.
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Vale ressaltar que muitas das demandas mencionadas no projeto de lei antes de 2002 foram escritas em disposições legais, incluindo "as escolas particulares têm o mesmo status legal das escolas públicas" e "estabelecendo padrões para escolas particulares". Padrões para o cenário do público escolas "e questões mais preocupadas e preocupadas com os organizadores das escolas particulares-" os investidores podem obter retornos razoáveis do equilíbrio das escolas ".
Depois que a "lei de assuntos civis" foi introduzida até 2013: requer status igual e apoio financeiro
Após a promulgação da lei de assuntos civis em 2002, a proposta e a proposta de "status igual" e "apoio financeiro" constituíam o foco político desse período.
Na discussão envolvendo "status igual", o representante Ren Yuqi, da província de Hunan, fez 30 representantes em 2008 e 2009, exigindo modificar a lei de acordo civil: dar escolas particulares e escolas públicas, professores e professores particulares e escolas públicas Os professores usam o mesmo status legal e tratamento;Wang Shiqi, da Hunan Co -nomeou 59 representantes em 2012. Recomenda -se quebrar a discriminação de identidade e permitir que professores de escolas particulares desfrutem do mesmo tratamento de professores públicos.
O mesmo se aplica à proposta do CPPCC.Na proposta de 30 anos de CPPCC, havia 11 "status igual".
Além disso, na discussão de "apoio fiscal", as propostas que exigem "apoio fiscal" para aparecer densamente após a introdução da lei de assuntos civis -apenas um em 1986, e o segundo apareceu em 2003, separado por separação, Separado por separação, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, Separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por separação, separado, separado por, separado por, separado por, separado por, separado por 17 anos.O conteúdo de pico de 2004 envolvia principalmente subsídios financeiros de escolas particulares que foram reestruturadas e divergentes da empresa.Além disso, existem 4 propostas envolvendo descontos e deduções de "impostos" na proposta.
Vale a pena notar que, em comparação com a proposta na véspera da "Lei dos Assuntos Civis" e a véspera da emenda em 2013, as duas mudanças a seguir podem ser encontradas: primeiro, à medida que o tempo é empurrado, há cada vez mais "chave contas ". A segunda é que, em termos de conteúdo, a proposta na véspera da promoção da lei de assuntos civis é mais específica. Após 2010, o escopo envolvido nas contas relevantes está ficando mais amplo, e todos enfatizam o atenção de direitos iguais.
Após a promulgação da lei de assuntos civis, o conteúdo relevante do Congresso do Povo e do CPPCC já foi "deserto". Propostas sobre a promoção do desenvolvimento da educação privada.Em 2007, a proposta do Congresso Popular nacional e a proposta de "promoção" começaram a "se aquecer".A proposta se concentra nas emendas à lei de assuntos civis e sempre manteve um certo número e atingiu seu pico em 2012, com 6 peças.As mudanças na proposta "categoria de promoção" aqui caíram em 2009 e basicamente mantiveram um grande número.
Durante esse período, em torno das questões da educação privada, a proposta do Congresso Popular Nacional e a proposta de "promoção" do CPPCC foram muito boas, e o conteúdo da proposta e proposta foram altamente consistentes com o ciclo de liberação de políticas.
A maior controvérsia: se "Retorno razoável" é razoável
Antes da introdução dos "regulamentos do 97º", desde 1996, o Congresso Popular Nacional começou a investigar e redigir o trabalho legislativo da educação privada.Na 28ª reunião do Comitê Permanente do Congresso Popular Nacional do Nono Congresso Popular Nacional em junho de 2002, "Lei de Promoção Educacional do Escritório Nacional da República Popular da China (Draft)" (doravante referido como "Rascunho") foi o primeiro solicitado para revisão.Depois que um total de 4 revisões foram realizadas antes e depois do "rascunho", ela foi aprovada.
O longo tempo de tempo legislativo e a dificuldade de consenso nunca apareceram no processo de outra legislação sobre direito da educação, e a maior controvérsia é se é razoável se concentrar em "retornos razoáveis".
As opiniões abrangentes da revisão e as vozes de representantes e membros das duas sessões, os motivos para apoiar "retornos razoáveis" são:
A educação é o bem -estar público.Por exemplo, em 2001, Hou Zixin, então presidente da Universidade de Nankai, propôs que, a fim de mobilizar o entusiasmo da educação de investimentos de todas as esferas da vida ", especialmente a educação no estágio de não -obligation e os atributos do 'investimento' . "
De acordo com as condições nacionais do meu país, a maioria dos estudiosos ainda é investimento em escolas de administração.Por exemplo, o representante de Tang Shurong, de Guangdong, acredita que a partir de uma perspectiva prática, "os investidores não são caritáveis", os "regulamentos sobre poder social" e "regulamentos intermediários sobre escolas de cooperação sino -coreinhas" "não podem ser baseadas no objetivo do lucro "A promoção do investimento privado não é propício à diversificação e diversificação do sistema e da forma escolar, por isso é recomendável excluí -lo.
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Há um espaço legal de "retornos razoáveis" na lei educacional.Yang Haibo, então vice -presidente do Oitavo Congresso Popular Nacional do Oitavo Congresso Popular Nacional, propôs que, quando a Lei da Educação (Draft) "foi revisada, a expressão do" empreendimento educacional não deve ser lucrativa "foi modificado para" o Objetivo sem lucro "e, de fato, um pouco de espaço foi feito para investidores de educação privada.
Os principais motivos são:
O "retorno razoável" é essencialmente lucrativo e viola as disposições da "lei educacional" na "lei educacional" original.Ou seja, o bem -estar público da educação deve ser refletido por meio de sua não -lucro e retornos e lucros razoáveis são difíceis de limpar os limites.
Ele não atende à intenção original das políticas preferenciais do estado para a educação e é fácil causar distúrbios de impostos e políticas de terra.No momento, o "retorno razoável" misturará instituições de educação e não -lucro, o que levará a distúrbios de políticas tributárias.Mesmo que algumas escolas particulares possam obter certos retornos, eles não podem ter conflitos óbvios com a lei educacional e não devem dar às escolas públicas as mesmas condições preferenciais para escolas com lucro.
"Retorno razoável" não é um termo legal adequado, mas também carece de padrões objetivos e específicos.
Atrair investimento na administração de escolas depende principalmente de descontos de impostos, não "retornos razoáveis".
Mesmo que seja dado aos estudiosos, ele não pode ser usado por maneiras auto -coletivas e auto -retida, mas o governo deve estabelecer um "fundo de recompensa da educação privada" para recompensar os estudiosos.
Após a promulgação da lei de assuntos civis, de 2003 a 2006, havia menos propostas de congresso das pessoas e propostas de "promoção" envolvendo educação privada.Até 2007, o Congresso Popular Nacional iniciou uma proposta de revisar a lei de assuntos civis.Além do "suporte fiscal" e "direitos iguais" mencionados acima, também existem muitos problemas que envolvem "retornos razoáveis".Os representantes concordaram que as disposições de "retornos razoáveis" são difíceis de operar na realidade.
O caminho de solução específico é dividido em duas categorias:
Primeiro, as disposições de "retornos razoáveis" são muito princípios, e a proporção de "retornos razoáveis" precisa ser claramente esclarecida.O representante Wang Yuancheng sugeriu em 2009 para excluir as "medidas específicas para obter um retorno razoável do Conselho de Estado" e aumentar os "os investidores de escolas particulares podem usar o equilíbrio escolar em cada ano letivo no final de cada ano letivo. Porcentagem. de retornos e distribuição de investimento ".
Segundo, cancele os regulamentos de "retornos razoáveis" e execute a reforma "lucratividade" e "não -lucro" de escolas particulares.Os representantes do Congresso Popular Nacional, que mantém essa visão, são Shen Jian, da província de Jiangsu.O membro Zhong Binglin acredita que somente distinguindo a "lucratividade" e a "não -lucrativa" podemos esclarecer ainda mais os atributos legais das escolas civilizadas, resolvendo assim uma série de questões como apoio financeiro, políticas tributárias e sistemas contábeis.
Finalmente aterrissagem: "lucratividade" e "não -lucrativa" são claras
De fato, quando "retornos razoáveis" foram discutidos em 2002, algumas pessoas propuseram o gerenciamento classificado de escolas particulares.Na 28ª reunião do Comitê Permanente do Nono Congresso Popular Nacional, alguns especialistas e diretores de escolas particulares propuseram que as escolas particulares deveriam ser divididas em lucratividade e não profitabilidade.A "lei de assuntos civis" introduzida oficialmente lançou um "prenúncio" para a classificação da educação privada -Artícula estipula que "as medidas de gestão de instituições de treinamento privadas registradas no Departamento Administrativo Industrial e Comercial e registradas devem ser estipuladas separadamente pelo Estado Conselho.
Em 2010, o Estado propôs claramente o trabalho piloto de aprofundar a reforma da educação privada, explorando e realizando o gerenciamento de classificação da lucratividade e escolas privadas sem fins lucrativos.De acordo com o banco de dados da proposta nacional do Congresso do Povo e da proposta do CPPCC, apenas uma proposta mencionou a questão do "lucro" e "sem fins lucrativos" no título antes de 2012.
Em 2014, Qin He, o fundador da Escola de Línguas Estrangeiras, Jilin Huaqiao, propôs que "o gerenciamento de classificação está atualmente profundoA "inovação" da reforma da educação do cargo de propriedade de civil -envelhecido."Em 2015, Qin ele propôs ainda uma política de classificação correspondente para as necessidades de desenvolvimento de diferentes tipos de educação privada e enfrentar diferentes tipos de educação privada. Educação Civil Sexual".
Em 2013, o Escritório de Assuntos Jurídicos do Conselho de Estado emitiu um projeto de emenda ao direito da lei da educação.Uma das duas leis tem um impacto direto na educação privada e em suas políticas de apoio financeiro: a recém -revisada "Lei da Educação" "Nenhuma organização ou indivíduo pode manter escolas e outras instituições educacionais para lucro" para "escolas e outras instituições educacionais baseadas Sobre financiamento financeiro, ativos de doação ou participação na participação não devem ser estabelecidos como uma organização de lucro "; o artigo 24 da Lei do Ensino Superior exclui os regulamentos" não com lucro ".
Outra garantia jurídica importante para a reforma da gestão de classificação de escolas particulares veio da lei de caridade promulgada em março de 2016, que preencheu a lacuna legislativa em instituições sem fins lucrativos.Ao resumir a definição de "não -lucro" dos estudiosos, a definição fundamental é que é proibido alocar qualquer lucro ou superávit obtido a outras organizações ou indivíduos.
Em mais de 10 anos após a introdução da lei de assuntos civis, o "retorno razoável" é uma referência legal para se os organizadores das escolas particulares podem obter benefícios.No entanto, da perspectiva da conotação, quaisquer dividendos, dividendos e retornos de juros obtidos por patrimônio e investimento da dívida são retornos legais "razoáveis".Se for "irracional", a lei não pode ser protegida.Portanto, obter "retornos razoáveis" é obter retornos de investimento e distribuição de lucros.As escolas verdadeiras sem fins lucrativos que doam escolas não desfrutaram de políticas mais preferenciais, o que causou sérias confusão teórica.
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Na véspera da revisão da "Lei dos Assuntos Civis" em 2016, muitas vozes em torno de "Gerenciamento de Classificação" foram geradas, divididas principalmente em três categorias: o gerenciamento de classificação não pode simplesmente usar o método "One -Size -Fits -All" ;
Em 31 de outubro de 2016, a Segunda Revisão da Lei dos Assuntos Civis foi submetida à vigésima quarta reunião do 12º Comitê Nacional do Congresso Popular para três julgamentos, que foi oficialmente introduzido em 7 de novembro.Após a revisão da lei de assuntos civis, as escolas particulares começarão a distinguir a lucratividade e a não -lucratividade e estipularem que as escolas no estágio de educação obrigatória não organizarão escolas particulares de lucro.
A partir de 1º de setembro de 2017, a recém -revisada "Lei de Promoção da Educação Privada" e o nível central "várias opiniões do Conselho de Estado sobre incentivar as forças sociais a promover o desenvolvimento saudável da educação privada e da promoção da educação privada", "Regras de implementação para o Classificação Registro de escolas particulares "," Living for Profit "documentos de apoio relevantes, como as regras detalhadas para a implementação da supervisão e gerenciamento de escolas de assuntos civis sexuais e nomes de escolas particulares promocionais relacionadas.
Com o desembarque da nova lei, as discussões relevantes nas duas sessões também mudaram de acordo.De acordo com as vozes dos representantes das duas sessões em 2017 e 2018, as quatro categorias a seguir são divididas principalmente nas quatro categorias seguintes: enfatizando a implementação das responsabilidades do governo local e dos mecanismos de coordenação entre os departamentos após a implementação da nova lei; mecanismos de escolas particulares em todos os níveis;
O papel e as ações da nova lei na nova era
A partir das mudanças históricas das duas associações e propostas de educação privada, pode -se descobrir que em vários períodos, a proposta do Congresso do Povo e da Categoria de Promoção do CPPCC são o mesmo ciclo e tendência.
Além disso, com o avanço do tempo, a discussão do foco do Congresso do Povo e do foco do CPPCC na educação privada mudou. Financiamento educacional insuficiente e forças sociais mobilizadas para administrar escolas; Envolvido no "projeto de lei", escolas públicas e privadas desfrutam do mesmo status legal e outras demandas. direitos iguais e apoio financeiro na proposta e proposta.Depois que o país começou a promover o piloto da reforma da gestão de classificação, as discussões sobre o gerenciamento de classificação também começaram a esquentar. e mais claro.
O relatório do 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China apontou que é necessário "priorizar o desenvolvimento da educação" e "apoiar e padronizar as forças sociais para estabelecer educação".Isso mostra que a direção da formulação de políticas de educação privada fará com que "suporte" e "padronização" andem de mãos dadas, mas o objetivo final também é desenvolver educação privada.Isso também corresponde às duas linhas principais revisadas pela nova lei: uma é melhorar o sistema de apoio financeiro;
Atualmente, a orientação, a promoção e as normas da educação privada ainda enfrentam muitos problemas.Como melhorar a qualidade das escolas particulares, promovendo a concorrência justa em escolas públicas e privadas?No processo de implementação das regras de implementação específicas, especialmente após abrir os canais de financiamento de muitas províncias e cidades, como fazer um bom trabalho de prevenção de riscos de escolas particulares e proteger os interesses de pais e alunos?Esses problemas afetam diretamente a implementação do gerenciamento de classificação.
Como um dos departamentos educacionais do mais enorme departamento de prestação de serviços públicos, no processo de melhorar o sistema nacional de serviço público básico, a educação privada está na contradição entre "as crescentes necessidades das pessoas para a vida cada vez mais bonita das pessoas e o desenvolvimento desequilibrado", Está desempenhando um papel positivo e cada vez mais importante.
Em
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Editor: Esperamos que esta seja uma verdadeira reunião de mesa redonda.Para esse fim, pegamos uma "mesa redonda educacional".
jiaoyuyuanzhuo@sina.cn, espere que você fale.
Wang Jiangllu Fonte: China Youth Daily
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