"3.8 Um link, ganhe 100 no carro".
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O "Partido da Lã" é ativo nas principais plataformas de comércio eletrônico.
Durante o período "618", eles estão constantemente atraindo recém -chegados para se juntar e vender os segredos de "lã de lã".
O "618" em 2024 é a primeira promoção do comércio eletrônico após o sistema de pré -salão ser totalmente cancelado. "Party Wool" Eu também descobri imediatamente a oportunidade.
Um repórter do Beijing News descobriu que a "festa de lã" tentou usar mecanismos como entrega atrasada e estoque para obter uma compensação adicional.No outro extremo da festa de lã, "partida", são os comerciantes que infelizmente se tornaram o objetivo.
Este ano, "618", uma plataforma de comércio eletrônico, Merchant, Wool Party e consumidores formaram um jogo complexo.
Ofensivo "Party Wool"
No início de maio, Wang Xiaoguo "a 100 Yuan".
No começo, ela acabou de ver um "projeto de dinheiro" em uma plataforma social, e a outra parte prometeu garantir o livro.Depois de pagar as mensalidades, ela foi puxada para uma conversa em grupo com apenas algumas pessoas.A outra parte posteriormente enviou um link para fazer a ordem de Wang Xiaoguo, que era um chapéu mais de 300 yuan.
O proprietário deste grupo é o "transportador" na "festa de lã" e é responsável por orientar a "lã".
Após o tiro, o comerciante não foi realmente enviado como o "revendedor".Cinco dias depois, de acordo com a orientação do "revendedor", Wang Xiaoguo reclamou com o atendimento ao cliente da Taobao "fora de estoque/despreparado" e solicitou um reembolso.Depois que a denúncia foi bem -sucedida, ela recebeu 100 yuan compensação.
Wang Xiaoguo alegou ser "boa consciência", "é muito fácil chegar ao dinheiro e não sei como julgar essa sociedade". taxa.Posteriormente, "The Car" a expulsou do bate -papo em grupo.
Nos últimos meses, esse "departador" tem sido ativo nas mídias sociais e absorveu continuamente a nova "festa de lã" para participar.
Em 15 de junho, um repórter do Beijing News pesquisou o "Projeto de Remuneração" em várias plataformas sociais e descobriu que um grande número de internautas compartilhava suas plataformas de comércio eletrônico, como Taobao, JD.com e Pinduoduo, sem compensação de pagamento " e "apenas estratégia de reembolso".
Na área de comentários, muitas vezes há comentários "buscando", e os pôsteres pedirão "me privado".Existem também alguns comentários mais vagos, indicando "links ou alterações".
Um repórter do Pequim News descobriu que a maioria desses projetos era embalada como "projetos de empreendedorismo da Internet", principalmente para grandes plataformas de comércio eletrônico, como Pinduoduo, JD.com e Taobao.
Enquanto as taxas de tutorial que variam de 28,8 Yuan-188 Yuan ao "transportador" podem ser "Get On the Car".Em seguida, a outra parte enviará um tutorial para usar vários motivos, como entrega tardia, questionamento de vendas falsas e atitude dos comerciantes de reclamações e pode obter as diferentes quantidades de comerciantes na plataforma de comércio eletrônico.
Você também pode "entrar no carro" de graça, mas cada pedido precisa pagar 20%a 50%da "transportadora".Se não houver "Safe saindo do carro", ou seja, nenhuma remuneração correspondente é obtida, a "transportadora" disse que mudará o novo link para fazer um pedido novamente.
O repórter de notícias de Pequim acrescentou cinco "departistas" com base no "interesse".Um dos "departamentos" faz principalmente "Amoy Dead", ou seja, aquelas lojas com negligência a longo prazo e falta de atividade podem não ter sido entregues a tempo. A festa de lã "ganha a oportunidade de pagar.
"DeParter" disse a repórteres que o pagamento de "Igreja de 38,8 Yuan Fare" exige cerca de 350 yuan em diretor.Quando perguntado se havia riscos, a outra parte enviou várias capturas de tela de pagamentos bem -sucedidos.
No tutorial, o repórter das notícias de Pequim viu que havia explicações detalhadas do valor da compra, comunicação, razões e tempo de reclamações.A ordem de cerca de 340 yuan pode atingir a maior compensação.De acordo com a "especificação de gerenciamento de tempo da Taobao Logistics", se o pedido for adiado, ele não é considerado 72 horas após a entrega.
O tutorial menciona que todos os processos precisam prestar atenção aos detalhes.Geralmente, esses links de loja são prometidos a enviar 24 horas ou 48 horas. Se o comerciante admite a escassez, se recusar a enviar ou não enviar, ele poderá reclamar diretamente com a plataforma.
O tutorial enfatizou que, após cinco dias de pedido, ele entrou em contato com o atendimento ao cliente artificial e disse à outra parte que havia "esperado por um longo tempo".Se a plataforma recomenda uma pequena quantidade de compensação neste momento, você precisa expressar que não é reconhecido. , você pode substituir o próximo.
Quando o repórter do Beijing News questionou o que outros itens tinham, uma "transportadora" sugeriu que o novato fazia uma indenização e paga os projetos iniciais.Por várias contas, algumas não dizem três vezes, e outras dizem que podem fazer 5 a 10 vezes, dependendo da pontuação da conta.
Aos olhos da festa de lã, o link "Dead Amoy" é a entrada de "partida".Na segunda plataforma de negociação de peixes ociosos, algumas pessoas vendem "Dead Store Collection", ou seja, coletando links de lojas de Long -Not -Logged através de rastreadores.Quanta "margem da loja" determina que esta loja pode ser "algumas vezes".
Outro projeto de "revendedor" é mais "abrangente".
No círculo de amigos da "transportadora", o repórter do Beijing News viu um "benefício de tempo limitado": havia 788 yuan na transação para entrar no parceiro, e havia calouros que queriam iniciar um empreendedorismo da faculdade Yuan, permitindo que você ganhe mais de quatro dígitos por mês durante a faculdade, e você não precisa se preocupar com as despesas de vida insuficientes.
Na foto deste círculo de amigos, o repórter das notícias de Pequim viu que havia muitos projetos como "Douyin três vezes" e "Little Red Book Three Projects", bem como capturas de tela de vários pagamentos à conta.
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O caso "薅 薅 deposit" ocorreu com frequência nos últimos dois meses
No outro extremo da "festa de lã" cuidadosamente planejada e patrocinada pela "festa de lã", são os comerciantes que infelizmente se tornam o objetivo.
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A Taobao Shop Lan Lan abriu uma loja de argila artesanal e uma loja de roupas femininas.Como o tráfego de lojas de roupas femininas não é bom, não há ordem na vida cotidiana.
No final de maio, Lan Lan descobriu que, a partir de 20 de abril, Lan Lan descobriu que havia várias deduções de 20 de abril, variando de 3 a 100 anos. Ela imediatamente entrou em contato com a fábrica para entrega para ordens que ainda não eram horas extras.
Mas Lan Lan descobriu que, após sua entrega, vários compradores se candidataram imediatamente a "reembolso apenas" e enviaram uma mensagem para dizer a ela "reembolso".Blue sente que essas pessoas parecem "não comprar coisas".
Depois de olhar para o endereço e o produto que já haviam pago o pedido, Lan Lan suspeitava que ela havia encontrado uma "festa de lã" maliciosa.Na captura de tela da Ordem fornecida por Lan Lan, o repórter das notícias de Pequim viu que várias contas da mesma área colocavam repetidamente os mesmos produtos em poucos dias em poucos dias.
Blue contou 41 pedidos dentro de um mês.E ela afirma que o lucro na loja está longe de 100 yuan.
Depois que Lan Lan lançou sua própria experiência nas mídias sociais, atraiu muitos comerciantes com experiências semelhantes.Ela estabeleceu um grupo de proteção de direitos.
O repórter de notícias de Pequim viu que mais de 60 comerciantes da Taobao disseram à sua experiência no grupo que estavam atrasados, com a maior quantidade de 5.000 yuan.Um dos comerciantes não está conectado ao fundo da loja por dois anos e meio, nem saiu das prateleiras a tempo O pedido era dois dos mesmos produtos.Devido ao atraso na entrega, o depósito de 5.000 yuan da loja agora é de apenas 97 yuan.
Alguns comerciantes disseram que há uma "festa de lã" que explicará diretamente que seu objetivo é "o que o correio, a loja pode ser fugido e será aberta se você não responder".
Um comerciante explicou ao repórter de Beijing News que essas eram as palavras negras da "festa de lã", o que significa que a loja foi encarada.Uma vez que os comerciantes estiverem com raiva e tenham algumas disputas, essas "festa de lã" também podem reclamar com a plataforma "questões de atitude do comerciante", e a plataforma também será multada com isso e os paga aos compradores.
Mais empresas afirmaram sem rodeios que, diante de uma "festa de lã", a coleção de correios é coletada, os golpistas reembolsarão, você intercepta as mercadorias e perde a taxa de remessa. Se você não enviar dentro de 48 horas, os golpistas reclamarão , o depósito de penalidade e a vertical horizontal serão perdidos.
Alguns comerciantes também disseram que não o envio é realmente seu próprio problema, mas os comerciantes também devem ter o direito de recusar transações."Esses casos de '金 金 金 金 金' 'foram frequentemente trocados nos últimos dois meses. Em nome da plataforma, existem vulnerabilidades. Primeiro, há pedidos de realização tentativa e depois compensação de cartões em lote para pagar ordens on -line. Este é um rotina usada por gangues criminosas.
Além da "lã sagrada" mais direta, que "apenas reembolsa as mercadorias" e "apenas reembolsar as mercadorias", isso também faz com que o comerciante sofra fortes perdas.
Huang Yan operou uma loja de design original feminina. perda direta de 951 yuan.
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Huang Yan cumpriu o primeiro pedido de reembolso em fevereiro deste ano, 20 dias após o assinado do comprador.O pedido é um total de três roupas, e a outra parte reembolsou os outros dois dinheiro com base em receber apenas uma peça.
Huang Yan verificou rapidamente o peso das mesmas três roupas e entrou em contato com o ponto de transferência de correio ao longo da linha para comparar o peso da embalagem.
Depois que a plataforma Taobao estava envolvida, porque a Huang Yan não pôde enviar uma prova da empresa de Vídeo e Logística de Vídeo de Entrega, a plataforma suportou a solicitação do comprador para reembolsar o único reembolso.
Somente o reembolso é uma regra que Pinduoduo implementou em 2021.Douyin anunciou em setembro de 2023 que as regras de "apenas reembolso" foram anunciadas, e o Taobao e o JD.com mais tarde se juntaram à equipe de "reembolso".
Inicialmente, esse mecanismo foi para governar a qualidade dos produtos comerciais da plataforma e até problemas sérios de qualidade, como painéis e falsificações.
No entanto, alguns comerciantes disseram que, na comunicação entre comerciantes e compradores, a plataforma intervirá de repente em fornecer aos compradores apenas opções de reembolso.
Os ancestrais familiares de Li Meng fizeram sapatos de couro feitos à mão.Ela disse que se o comprador expressasse suas perguntas sobre a qualidade do produto na comunicação, a plataforma exibiria uma notificação na caixa de bate -papo do comprador e pediu ao comprador "para ajudá -lo a reembolsar o valor total, você lida com o produto por Você mesmo pode lidar com isso, você pode lidar com isso sozinho, você pode lidar com isso sozinho.
Depois que a plataforma estiver envolvida automaticamente, o comerciante será proibido e não pode continuar explicando aos clientes.No momento, se o comprador optar por concordar, apenas o aplicativo de reembolso passará diretamente.Devido à proteção da privacidade, os comerciantes não podem continuar contato com os compradores e é difícil recuperar as mercadorias para reduzir as perdas.Li Meng disse sem rodeios: "A plataforma está convidando ou induzindo clientes a clicar apenas em reembolso".
O reembolso após a entrega é mais difícil de lidar.Huang Yan mencionou que, neste caso, a plataforma geralmente "reembolso".Ela precisa interceptar o Courier da empresa Courier, mas isso nem sempre é bem -sucedido.Ela também encontrou um comprador após apenas reembolso e ainda tirou o pacote.A outra parte não respondeu às notícias ou atendeu ao telefone.
Além disso, o seguro de frete de retorno também é a área de sucesso mais difícil para a lã.O repórter de notícias de Pequim também encontrou muitas estratégias para ganhar dinheiro com plataformas sociais para ganhar dinheiro, ou seja, depois que o produto for assinado, as mercadorias serão devolvidas diretamente e o usuário o enviará de volta.Como o valor da compensação de seguro de frete é calculado pelas companhias de plataforma e seguros, os compradores geralmente podem encontrar métodos de correio com pagamentos de seguro de frete mais baixos do que o seguro de remessa, de modo a obter uma diferença.
Esse custo também é transferido para o vendedor disfarçado.Quando a plataforma de comércio eletrônico está promovendo, o comerciante é obrigado a "seguro de frete obrigatório" e o comerciante precisa suportar o seguro de frete e a taxa de correio para transferências.Huang Yan calculou que sua loja é de 4,7 yuan por seguro de frete único e 3,5 yuan dentro de 1 kg na entrega expressa.Li Meng também mencionou que, além disso, existem outros custos, como custos de promoção e taxas de serviço técnico.
Consumidores e comerciantes têm atitudes diferentes em relação às regras da plataforma
O "618" em 2024 foi a primeira promoção do comércio eletrônico depois que o sistema pré -salário foi totalmente cancelado. Promoção e Regras para Experiência do Usuário.
Anteriormente, a análise das queixas da Organização da Associação Nacional de Consumidores da Associação Nacional de Consumidores, divulgada pela Associação de Consumidores Chineses, apontou que o modelo pré -venda da plataforma de comércio eletrônico precisa ser regulamentado com urgência. , a publicidade do "preço mínimo" não é uma questão verdadeirapergunta.
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Desde o início das "compras on -line", a plataforma restringe o comportamento dos comerciantes, melhorando continuamente várias regras.Tomando "reembolso apenas" como exemplo, no final de 2023, o Taobao anunciou a proposta para alterar suas regras de processamento de plataforma. Faça um reembolso rápido ou reembolso de retorno.O "reembolso" protege apenas os direitos dos consumidores em grande parte.
Em fevereiro de 2024, Wu Yongming, presidente do Taitian Group, disse no relatório financeiro e no telefone As regras de atualização do Taobao ao mesmo tempo, o JD.com também anunciou os novos regulamentos de "apenas reembolso". solicitar de acordo com os hábitos de transação. "
Essas regras são consideradas "abraçando os consumidores".Um comprador on -line disse ao repórter de Beijing News que, da perspectiva dos consumidores, essas regras aumentaram o senso de segurança e satisfação das compras e forneceram proteção adicional para o patrimônio.
Alguns consumidores acreditam que os retornos geralmente são porque os produtos que recebem são inconsistentes com a descrição, como os problemas de qualidade, como a placa direita e a segunda cobrança.Na sua opinião, os consumidores geralmente não escolhem retornos de energia e tempo se houver um problema com o próprio produto.
Um blog de Douyin E -Commerce organizou a visão oposta.
O blogueiro E -Commerce disse ao The Beijing News Reporter como exemplo que o serviço era para citar os consumidores nos resultados sem os direitos e interesses dos comerciantes da plataforma.Como esse serviço não é limitado, mesmo que você tenha vendido roupas por três meses, os consumidores ainda podem devolver o dinheiro por meio dessa opção. são tendenciosos para os consumidores.
No início de junho, a Blue LAN usou o endereço de recebimento desconhecido e o telefone consignatário como um número virtual.A resposta subsequente da plataforma foi "a questão do apelo à ordem de feedback para atrasar a compensação de entrega, e a maldade da ordem agora não é verificada (envolvendo a queixa de comportamento maliciosa da ordem ou o estabelecimento do comportamento malicioso é posterior ao tempo que o tempo da reclamação padrão), então o dinheiro pago aos consumidores não suporta o retorno.
Na tarde de 18 de junho, um repórter do Beijing News consultou o atendimento ao cliente da plataforma Taobao, "Qual é o padrão para comportamentos maliciosos?"
Cerca de meia hora depois, o telefone celular do The Beijing News Reporter recebeu uma mensagem de feedback, dizendo que "não foi verificado que a conta e os pedidos do consumidor são anormais", também lembrados "se as mercadorias estiverem fora de estoque ou não operem frequentemente As lojas, por favor, inspecione -se a tempo de se auto -verificar.
"Vulnerabilidades que podem ser abusadas da fonte"
Em 9 de junho, a Taobao Shop Lan Lan processou diretamente o Taobao no tribunal da Internet de Hangzhou, pedindo à plataforma que compensasse um total de 1271,47 yuan para as multas de várias ordens.Em 12 de junho, ela recebeu uma mensagem de mediação do tribunal e não houve mais um resultado de mediação.No Blue Rights Protection Group, muitos comerciantes estão se preparando para proteger seus direitos.
A "festa de lã" usou várias plataformas de compras on -line para enganar dinheiro, que atraiu a atenção dos departamentos relevantes.
De acordo com as notícias divulgadas pela Longquan Public Security em 5 de junho, em 27 de fevereiro, o Departamento de Segurança Pública da Cidade de Longquan recebeu um relatório do cidadão Chen Moumou. As perdas perderam mais de 100.000 yuan em meio dia.
As investigações policiais descobriram que as gangues criminosos exibem na plataforma de compras com as características das lojas com respostas de atendimento ao cliente no tempo, áreas remotas e clima extremo, e usam endereços de recibo remoto que não podem ser alcançados pela Courier para comprar produtos para grandes ordens na loja e, em seguida, use -o para usá -lo para usá -lo para usá -lo para usá -lo para usá -lo para usá -lo para usá -lo para usá -lo para usá -lo para usá -lo. à plataforma para compensação fraudulenta.
Em 20 de maio, a polícia da Força -Tarefa prendeu 5 suspeitos e apreendeu mais de 20 telefones celulares envolvidos no caso, com mais de 230 contas envolvidas.Após a investigação, até o fato de ser preso, a gangue acumulou mais de 100 crimes, e a quantidade envolvida no caso foi superior a 200.000 yuan.
O advogado Zhao Shanliang, do escritório de advocacia de Hengda, em Shaanxi, acredita que o "Partido da Lã" usa as regras de negociação de negociação on -line, exercícios vazios e especializados na compra de produtos que não operam o ano todo.
Luz, a lã da lã viola o artigo 4 da Lei de Proteção aos Direitos do Consumidor sobre as disposições dos princípios de integridade e confiança em operadores e consumidores. benefícios.De acordo com o objetivo de possuir ilegalmente a propriedade de outros, ocultou o comportamento de obter uma grande quantidade de propriedades.
Wan Shang Tianqin (Xangai), Zhou Jinjing, disse em uma entrevista que a situação de "apenas reembolso e nenhum retorno" pode ser estabelecida sem negociação com os comerciantes sem violar a lei.Se o escopo acima for excedido, o "reembolso e não devolução dos consumidores" pode constituir benefícios inadequados, violando as leis e regulamentos relevantes, como o Código Civil, e é um ato padrão. Seus direitos e exigem que os consumidores exigem que os consumidores reembolsem os bens em tempo hábil, ou solicitem que o comprador tenha a responsabilidade de compensação pela perda do preço dos bens.
Zhao Shanliang apontou que a "festa de lã" pode facilmente usar as regras da plataforma e fazer um projeto de remuneração sem fundo, que também destaca a falta de supervisão da plataforma.A plataforma pode identificar claramente a "loja morta" e também pode distinguir a colocação anormal da "festa de lã". comerciantes.
Em 18 de junho, o The Beijing News Reporter entrou em contato com vários serviços ao cliente da plataforma no fenômeno de "Wool" na plataforma E -Commerce.
O atendimento ao cliente da Taobao afirmou que, quando a disputa ocorre, depende do processamento de prova de partes e vendedores, e a plataforma possui regulamentos rígidos e direção da prova, e tudo prevalecerá na plataforma para verificar o voucher.No entanto, a plataforma será tratada e lida objetivamente após a verificação, e não será julgada à vontade.
O atendimento ao cliente da JingDong também declarou que, se o cliente solicitar "reembolso apenas", haverá botões de fechamento negociados, após os botões de reembolso de retorno e botões de apelação.Como os comerciantes optam por abrir uma loja na plataforma JD, a plataforma definitivamente fornecerá a garantia correspondente para o comerciante.
Chen Yinjiang, vice -secretário -general da Associação de Pesquisa em Direito de Proteção aos Direitos do Consumidor da Sociedade de Direito Chinesa, também enfatizou a responsabilidade da plataforma.A plataforma precisa melhorar continuamente as regras de negociação e os sistemas relacionados, bloquear as vulnerabilidades que podem ser abusadas da fonte, garantir a justiça das regras e levar em consideração os interesses dos comerciantes e consumidores.
Ele acredita que a plataforma precisa devolver os direitos operacionais ao comerciante e não deve usar suas próprias vantagens para forçar os comerciantes a aceitar condições injustas. desenvolvimento.
(No texto, Wang Xiaoguo, Blue, Huang Yan e Li Meng são todos pseudônimos)
O repórter de notícias de Pequim Li Cong, estagiário Yan Mengyu
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