O "período dos estados em guerra" de bicicletas elétricas
Depois que o novo padrão nacional for desembarcado, ele promoverá o traslamento da indústria de veículos elétricos -é bom para empresas líderes com capacidades de mercado, capacidades técnicas e recursos de desenvolvimento e pequenas empresas com maus recursos e recursos de garantia terão mais impacto
China News Weekly Reporter/Zhou Qunfeng
jogo 336
Em 16 de janeiro, o Nacional de Padrões para Aprovação Rascunho (doravante referido como o "novo padrão nacional") pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, pelo Ministério da Segurança Pública, pela Administração Estadual de Indústria e Comércio e pela Administração Geral da Supervisão de qualidade, inspeção e supervisão organizada pelos quatro ministérios e comissões da Administração de Inspeção e Quarentena do Estado organizaram departamentos e empresas relevantes essênciaNeste momento, a versão atual de 1999 do padrão nacional "As condições tecnológicas para bicicletas elétricas" foi implementada há mais de 18 anos.
O novo padrão do país é de 30 dias para divulgar toda a sociedade. , a energia motora não excede 400W e os regulamentos obrigatórios têm uma função de pedal ...
Na década de 1980, a indústria de bicicletas elétricas da China surgiu inicialmente e a primeira marca de veículos elétricos apareceu nos anos 90.No processo de desenvolvimento de mais de 20 anos, a marca da indústria de veículos elétricos mudou como uma cruz.Hoje, essa indústria cresceu.Os dados mostram que, atualmente, a bicicleta elétrica da China possui mais de 200 milhões de veículos, uma produção anual de mais de 300 milhões de veículos, 5 milhões de funcionários e mais de 2.000 empresas de veículos elétricos com licenças.A China se tornou o maior país de produção e vendas de bicicletas elétricas.
Mas por trás do desenvolvimento e prosperidade da indústria, sua margem de lucro é constantemente espremida.Ao mesmo tempo, problemas como caos, gerenciamento desordenado, concorrência cruel, padrões nacionais atuais e falta de padrões do setor continuaram a surgir.
jogo 336
Price Wars Squeeze Lucro Space
As bicicletas elétricas são consideradas novos transporte energético para a inovação independente da China.
Gu Hongquan, o editor - -in -ivé da mídia profissional do setor "Observador de veículos elétricos", disse à China News Weekly que, por volta de 2004, era a margem de lucro mais considerável dos veículos elétricos, e a margem de lucro bruta de algumas marcas poderia atingir 30 %.
"Um veículo elétrico de 3.000 yuan, fabricantes e lucros totais dos comerciantes pode ser próximo de 1.000 yuan. O ano vende 100.000 unidades e o preço por unidade é de 3.000 yuan. Eles podem atingir 90 milhões de yuans no lucro bruto de um ano".
Gu Hongquan disse que a qualidade dos veículos elétricos agora é aumentada em comparação com 10 anos, mas o preço do mesmo carro é o mesmo que 10 anos atrás."Algumas empresas têm uma margem de lucro líquido de apenas 4%~ 5%".
A pessoa encarregada de uma marca de bicicleta elétrica bem conhecida disse à China News Weekly que, após anos de concorrência no mercado, essa marca líder da indústria se concentrou gradualmente. guerra."Mesmo algumas empresas líderes, a margem de lucro líquido é de cerca de 5%".
Um conjunto de dados divulgados pela China Bicycle Association mostra que, de 2013 a 2016, a produção de bicicletas elétricas da China foi de 36,5 milhões, 35,1 milhões, 33,5 milhões e 32,1 milhões.
O revendedor de bicicletas elétricas de Jiangsu Changzhou, Xiangyang, acredita que, no caso de pequenos lucros como um todo, escolhendo uma distribuição de produtos de uma marca de segunda e terceira marca é melhor escolher um produto de primeira marca.Ele disse que, nos últimos anos, os consumidores se tornaram cada vez mais conscientização da marca, e é cada vez mais difícil para as pequenas marcas sobreviver.
Yao Li, presidente do Taoling Motor Group, disse ao "China News Weekly" que a competição da indústria passará por três etapas: o primeiro estágio é o broto industrial, neste momento a qualidade é relativamente difícil; O número de empresas e os produtos aparecem, isso aparece, isso aparece.
"O desenvolvimento de todas as indústrias tem um lado bom e ruim nos primeiros e nos segundos estágios. Agora, a indústria de veículos elétricos da China tem uma história de mais de 20 anos e ainda está no segundo estágio". Da concorrência de produtos ao estágio da concorrência tecnológica, tempo e precipitação.
Em relação ao layout da indústria de bicicletas elétricas, Ni Jie, presidente da Lvyuan, escreveu em um artigo em um artigo "Uma importante interpretação relacionada de bicicletas elétricas": (China Electric Bicycle) As quatro áreas de produção mais concentradas são Jiangsu, Tianjin, Zhejiang , e Shandong, seguido por uma base de fabricação com características regionais em Guangdong, Anhui e Henan.Atualmente, existem mais de dez empresas de manufatura com uma produção anual de mais de 500.000 veículos.Além disso, existem quase 10.000 empresas de apoio, como baterias, motores, controladores, carregadores.
Em 15 de março de 2017, foi realizada a conferência de imprensa do "Livro branco de qualidade e segurança da China Electric Bicycle", hospedado pelo TA no Ling Group e co -organizado pelo Centro Nacional de Supervisão e Inspeção da Qualidade da Bicicleta de Bicicleta.A conferência de imprensa revelou que existem 250 milhões de veículos na propriedade social de veículos elétricos da China, 50 milhões de veículos em triciclos elétricos e 5 milhões de trabalhadores industriais.
De acordo com dados do Bureau Nacional de Estatísticas, em 2016, a principal renda comercial das bicicletas elétricas da China foi de 100,17 bilhões de yuan, um aumento de 9,2%ano -em ano e o lucro total foi de 5,63 bilhões de yuans, um aumento de 3,9 %ano -o -ano.
Bug do fabricante
Mas por trás dos aparentemente prósperos, também houve muitos problemas na indústria nos últimos anos.
Em 1999, o Comitê de Gerenciamento de Padronização Nacional promulgou e implementou as "condições técnicas para bicicletas elétricas", que estipula que os veículos elétricos com uma velocidade máxima superior a 20 quilômetros por hora e um peso do veículo superior a 40 kg são proibidos na estrada.Este padrão também desencadeou várias disputas.
Chen Kaiya, porta -voz de Xinri e diretor do escritório do presidente, disse à China News Weekly que, quando o padrão nacional foi introduzido em 1999, a indústria ainda estava no "período infantil".Agora, as necessidades de viagem das pessoas, estilo urbano, recursos rodoviários etc. passaram por tremendas mudanças.
Um chefe de carro elétrico de marca bem conhecido de uma marca desconhecida disse à China News Weekly que esta versão do padrão nacional está se tornando cada vez mais malsucedida.Alguns governos locais entendem que o padrão nacional não é razoável e não científico, e formulará os padrões locais por si mesmos.No entanto, alguns governos locais carecem de conscientização sobre os padrões nacionais e insistem em supervisionar esse padrão.
"Eu tenho que lidar com o excesso de dezenas de departamentos de inspeção industrial e comercial e de qualidade todos os anos e, em seguida, tenho que enfrentar essas multas como multas, confisco e retificação", disse ele.
Em 2009, o Comitê Nacional de Gerenciamento de Padrão promulgou quatro padrões nacionais, incluindo "condições tecnológicas para motocicletas elétricas e motocicletas leves".De acordo com os regulamentos, duas rodas com peso mais de 40 kg e mais de 20 quilômetros por hora a partir de 2010 serão incluídas no gerenciamento do gerenciamento de veículos a motor.
Mas esse padrão também argumentou que o ano.De acordo com esse padrão, a maioria das bicicletas elétricas no mercado violava os regulamentos.
Em uma controvérsia, em 15 de dezembro de 2009, o padrão foi suspenso pelo Comitê Nacional de Gerenciamento de Padronização.
Outro fenômeno caótico dos veículos elétricos chineses é a velocidade do excesso de velocidade, conhecida como fenômeno de bicicletas elétricas e motocicletas.
Muitos entrevistados disseram que a velocidade máxima das bicicletas elétricas no padrão nacional atual é que a velocidade máxima das bicicletas elétricas não pode atender às necessidades reais das pessoas em 20 quilômetros. o dispositivo de limite de velocidade.
Um membro do setor disse que revendedores, lojas especializadas, lojas de manutenção e outros links podem dar aos consumidores um dispositivo de limite de velocidade para os consumidores.O editor - -in -Chef de "manchete de amor elétrico", Shen Chenggang, disse ao "China News Weekly" que a tecnologia dos dispositivos de limite de velocidade em mudança não é complicada, semelhante ao software. Ajuste e modificação no período posterior.
Para o fabricante, "Se os produtos de outros fabricantes podem ser alterados, seu carro não pode ser vendido", seu carro não será vendido.
Shen Chenggang disse que, atualmente, a maioria dos veículos elétricos tem mais de 40 quilômetros por hora e alguns podem atingir 70 quilômetros ou mais.
jogo 336
Para atender aos requisitos dos consumidores em termos de velocidade e "luxo" e aumentar a competitividade dos produtos no mercado, muitos fabricantes escolhem bicicletas elétricas que excedem os padrões nacionais em termos de velocidade e peso.Alguns também usam peças ilegais de desmontagem para reduzir a qualidade das bicicletas elétricas para evitar inspeções de departamentos relevantes ou assumir compromissos com os consumidores. Para desempenho de velocidade de bicicleta elétrica.
jogo 336
Em 15 de março de 2017, o presidente da China Bicycle Association, Ma Zhongchao, disse: "A indústria (de bicicleta elétrica) é desigual, e muitos produtos falsificados e inferiores são produzidos, o que causará perdas para a segurança pessoal dos consumidores".
Gu Hongquan, o editor - -in -ike da mídia profissional da indústria de veículos elétricos, disse à China News Weekly que existem muitas pequenas fábricas no estilo atual do Workshop Familiar do mercado de veículos elétricos.Algumas de suas peças de compras são alcançadas e até reformadas os carros antigos.Alguns ainda têm marcas registradas.
Existem também alguns fabricantes remotos e têm supervisão de dificuldade.As bases de produção de veículos elétricos têm requisitos relativamente grandes para a área terrestre, e algumas colocam o local em cidades remotas.Porque as autoridades regulatórias da aplicação da lei local às vezes são insignificantes à supervisão.
Além disso, no contexto da oferta atual, também há uma guerra de preços cruéis entre a indústria, e muitas empresas têm falsas propaganda.
No campo das bicicletas elétricas, "as dez principais rankings de marcas" geralmente aparecem.Muitos entrevistados disseram que não há padrão unificado no momento.Uma pessoa encarregada de uma empresa de bicicleta elétrica bem conhecida disse ao "China News Weekly" que, de acordo com seu conhecimento, muitos rankings foram organizados por algumas empresas por meio de relações públicas, ou algumas associações e organizações foram organizadas após a coleta de dinheiro. ".
O novo padrão nacional levará a uma grande mudança na indústria
Comparado com o padrão nacional de 1999, o novo padrão nacional fez muitos ajustes, fez alguns dados "afrouxamento moderado" e acrescentou algum conteúdo: a velocidade máxima é ajustada de 20 km/h a 25km/h, a qualidade de todo o veículo (incluindo a bateria) da bateria (incluindo a bateria). Os termos de água elétrica de bicicleta, prevenção de incêndio, retardador de chama e características de assédio por rádio.
Desde o lançamento até a implementação formal, o novo padrão nacional está planejado para estabelecer um período de transição durante meio ano para um ano e dar às empresas um certo tempo para realizar novas pesquisas e desenvolvimento de produtos, ajuste da linha de produção e digestão de produtos de inventário.Antes da implementação formal, as empresas de produção são incentivadas a organizar a produção de acordo com os novos padrões, incentivar as empresas de vendas a vender produtos que atendem a novos padrões e incentivam os consumidores a comprar produtos que atendam a novos padrões.
Após a implementação do novo padrão nacional, as bicicletas elétricas que não atendem aos novos padrões que os consumidores compraram formularão soluções adequadas por províncias, regiões autônomas e governos municipais de acordo com leis e regulamentos relevantes e condições reais locais Os subsídios de sucata, incorporados ao gerenciamento de veículos a motor, etc., são gradualmente resolvidos dentro de alguns anos.
Na nova conferência de gravadoras nacionais em 16 de janeiro, Li Jiangping, vice -diretora da Administração de Transportes do Ministério da Segurança Pública, disse que, como uma ferramenta de transporte rodoviário, as bicicletas elétricas precisam levar em consideração a segurança do saldo, a ordem e a eficiência, mas A segurança é sempre a primeira.
"O novo espécime do país é baseado no princípio de maximizar os interesses comuns de todos os participantes do tráfego rodoviário e adere aos atributos de veículos não motores de bicicletas elétricas e restringir o ajuste da velocidade, tamanho, peso e outros indicadores de elétricos As bicicletas contêm a produção e as vendas de produtos especificados no produto especificado nas especificações de alguns indicadores na fonte.
A Jiangsu Xinri Electric Vehicle Co., Ltd. é atualmente a única empresa listada por uma empresa na indústria de bicicletas elétricas da China.
Em 28 de janeiro, Chen Kaiya, porta -voz do novo repórter japonês e diretor do escritório do presidente, disse em entrevista à "China News Weekly" que o novo padrão nacional é o resultado do compromisso e do jogo de todas as partes.Embora a controvérsia ainda seja muito grande agora, ela melhorou significativamente em comparação com antes."Afinal, o conteúdo é mais solto que o original. Com base nessa realidade, ainda recebemos o novo padrão nacional".
Chen Kaiya acredita que, depois que o novo padrão do país é desembarcado, isso levará ainda à diferenciação da indústria, que é uma boa empresa com recursos de mercado, recursos técnicos e recursos de desenvolvimento.Algumas pequenas empresas com recursos de desenvolvimento e garantia deficiente serão impactados.
Ele acredita que o novo padrão nacional desempenhará um papel positivo na redução de imagens negativas, como acidentes de trânsito de veículos elétricos."Para as pessoas, porque a chuva não caiu sobre eles, os consumidores não têm empresas de produção e revendedores para se preocuparem com esse novo padrão nacional".
Em relação a alguns dos novos padrões nacionais que os novos padrões nacionais que fizeram com que 90%dos produtos fossem eliminados, Chen Kaiya acredita que essa visão não é adequada."O produto em si tem um ciclo de P&D, e o novo padrão nacional tem um período de transição para digerir o inventário. Esta afirmação não tem base".
Também existem muitas pessoas na indústria que, embora a introdução do novo padrão nacional tenha um papel positivo em um setor padronizado, os profissionais do setor agora geralmente não tenham se preparado para o novo pouso nacional padrão.
Yao Li, presidente do Taoling Motor Group, disse ao "China News Weekly" que o novo padrão nacional considerou mais segurança no trânsito, mas ignorou outros aspectos.Ele acredita que o novo padrão nacional não pode ser limitado a seus problemas nos acidentes de trânsito.
Atualmente, existem mais de 5 milhões de profissionais na indústria de bicicletas elétricos, e seu paradeiro deve ser considerado.Existem também 250 milhões para manter o problema dos veículos.Com base em 3.000 yuan por carro, são 750 bilhões de yuan.
Yao Li acredita que o novo padrão nacional terá um impacto em todas as empresas de veículos elétricos.É apenas que as grandes empresas têm vantagens técnicas em se transformar em motocicletas elétricas, mas há riscos ocultos de segurança após a transformação.
Ni Jie, presidente da Luyuan, disse que a introdução do novo padrão nacional precisa pensar em algumas questões."Por exemplo, os quadros leves devem manter uma boa força estrutural ao mesmo tempo. O que devo fazer? Baterias de lítioO problema de segurança está tudo resolvido?O que devo fazer se os jovens e outros grupos de usuários tiverem velocidades mais rápidas?Atualmente, quais produtos eles usam no setor de entrega expressa?Pense nessas questões."
Um líder de marca de veículos elétricos bem conhecido disse à China News Weekly."De acordo com o novo padrão nacional, todos os equipamentos e moldes da empresa devem ser empurrados para baixo. O design de produtos, a pesquisa social e a abertura de moldes da empresa devem ser reiniciados. Esse tempo de transição não é suficiente".
Os revendedores de bicicletas elétricos de Xiangyang, Changzhou, em Jiangsu, disseram à China News Weekly que, depois que o novo padrão do país desembarcou, inevitavelmente terá algum impacto nos revendedores.Ele disse que os revendedores elétricos têm três rotas de escolha: uma é escolher marcas baratas; e serviço em todos os aspectos do serviço.
Xiangyang disse que os revendedores de boa qualidade serão muito menores pelo impacto do novo padrão nacional, e eles esperam que o novo padrão nacional exacerba o rápido embaralhamento do setor.Os revendedores que seguem a rota de preço são muito perigosos, porque essas marcas são relativamente frágeis e não são qualificadas.
Além disso, alguns revendedores entrevistados estão preocupados com o que fazer depois que o novo padrão nacional é introduzido e o que fazer se o carro vendido. carro ser resolvido?Embora não esteja de acordo com o novo padrão nacional agora, é vendido de forma razoável e legalmente quando é vendida.
"Por exemplo, o motor de um veículo elétrico está quebrado. O novo padrão nacional estipula que o motor tem até 400 watts, mas eu costumava vender 500 watts. Qual é o tamanho agora para outros? Pode não ser capaz de Compre essas peças de reposição.
Em relação aos regulamentos de que os novos padrões nacionais não podem exceder 55 kg de baterias, Shen Chenggang acredita que uma restrição tão rigorosa aumentou a dificuldade técnica do desenvolvimento de novos produtos.
Ele disse que existem dois tipos de baterias de lítio de veículos elétricos e baterias de chumbo. KG / GRUPO, OR 48V20AH O peso é de aproximadamente cerca de aproximadamente cerca de cerca de 16,8 kg.
O peso das baterias de lítio é de apenas 1/5 de baterias de chumbo, mas ainda existem certos riscos de segurança.
Shen Chenggang disse que, para as quatro principais bases de produção de bicicletas elétricas, os produtos da base de Tianjin são principalmente modelos simples, que estão próximos dos requisitos do veículo padrão nacional. é relativamente pequeno, mas o impacto de outros setores será impactado, será maior, como o "rei de longo prazo" e "carregando rei" da base de Guangdong devido ao peso pesado, etc., serão muito impactados, e É difícil transformar.
Supressão ou fortalecer o gerenciamento?
Várias pessoas entrevistadas na indústria acreditam que as contribuições de bicicletas elétricas em muitos aspectos da proteção ambiental, comércio e recursos rodoviárias não podem ser subestimadas.
Yao Li, presidente do Taoling Motor Group, disse que muitas das "últimas milhas" na China são resolvidas por veículos elétricos.Esse setor tem um papel óbvio na promoção da economia chinesa, especialmente para a Internet+.
Ma Guilong, especialista externo do National Light Electric Vehicle Center e professor da Universidade de Tsinghua, também disse que o desenvolvimento do comércio de E -E -Commerce está intimamente ligado ao desenvolvimento de veículos elétricos."O comércio eletrônico pode fazer as pessoas dirigirem Mercedes, BMW, QQ para levar e a entrega expressa?"
Ele acredita que, considerando questões energéticas e problemas de recursos rodoviários, os veículos elétricos de dois rodas devem ser incentivados em vez da supressão."O veículo de duas rodas cobre uma pequena área, nossos recursos rodoviários são limitados e as ruas e becos são convenientes. Um veículo elétrico de duas rodas é gasto a 100 quilômetros de eletricidade, e um veículo elétrico é gasto mais de dez graus de eletricidade VEÍCULOS ELÉTRICOS ELÉTRICOS Ocupam muito menores que os veículos elétricos.
Mas a indústria é realmente um lugar onde é necessária a necessidade.Gu Hongquan acredita que, nesse aspecto, deve ser mais compatível, como melhorar a dificuldade do dispositivo de demolição e limite de velocidade; etc.
Guo Yongxin, vice -secretário -general da Federação da Indústria da Luz da China, espera dar ao setor um período de transição mais suficiente para lidar adequadamente com os problemas restantes.Ele disse que o período de transição atual de meia -idade para um ano é um pouco urgente para os fabricantes.Além disso, ele também espera que o governo forneça mais políticas e apoio financeiro na transformação da tecnologia corporativa e investimento em P&D e incentive as empresas a permitir que o setor entre em um novo estágio de desenvolvimento por meio de fabricação inteligente avançada e meios avançados.
Ma Guilong acredita que a gestão do estado do mercado de veículos elétricos deve ser mais clara em termos de orientação para políticas.Para esse fim, ele apresentou duas sugestões: 1. Resolvendo veículos elétricos usando baterias de lítio e, ao mesmo tempo, as baterias de lítio usadas por veículos elétricos são usados para bicicletas elétricas por meios técnicos; O sistema de licença é especificado e restringiu o comportamento não civilizado do motorista.
"Por que todos são de sobrenome? O estado tem subsídios para baterias de lítio para veículos elétricos. Não há subsídio para baterias de lítio para bicicletas elétricas? O país deve ter uma tigela de água".
Ele acredita que existem dois 300 milhões de veículos elétricos na China.
Atualmente, Ma Guilong está fazendo a pesquisa e o desenvolvimento da tecnologia de firewall de carregamento de veículos elétricos e discutindo o tratamento de baterias de lítio eliminadas por veículos elétricos.
Ele disse que as baterias de lítio eliminadas por veículos elétricos agora são considerados resíduos.Essas baterias de lítio de resíduos podem ser usadas para digestão com um enorme mercado de bicicletas elétricas através da transformação técnica, e sua energia é suficiente para fornecer bicicletas elétricas."Isso pode promover o desenvolvimento saudável do mercado de bicicletas elétricas".
("China News Weekly" nº 6 de 2018)
Isenção de responsabilidade: O Journal usa o manuscrito de "China News Weekly" por escrito
Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com