【Nota do editor】
Walter Isaacson, biografias americanas bem conhecidas, livro de melhor vendendo "Biografia de Steve Jobs", "Biografia de Franklin", "Biografia de Einstein", "Innovative".Sua "biografia de Leonardo da Vinci" tenta explorar "a senha criativa de mortal para gênio". e imaginação da imaginação, ao mesmo tempo ele pode lhe mostrar um pouco diferente e calmo.O ponto de partida do livro não é a obra -prima artística de Da Vinci, mas suas chocantes 7200 páginas de notas.Este artigo é um trecho do capítulo 31 do livro "Mona Lisa".
Pico
Agora, "Mona Lisa" apareceu.Originalmente, eu poderia discutir esse pico de Leonado neste livro, porque ele começou a desenhar este trabalho já em 1503. Também de volta a Florença.Mas até que ele voltou a Milão em 1506, o trabalho ainda não foi concluído.De fato, durante a segunda vez que ele voltou a Milão, Leonado o manteve e continuou a melhorá -lo, e ainda era o mesmo nos três anos de Roma.No último período da vida, ele também levou a pintura para a França e continuou a decorar até 1517.Quando ele morreu, a pintura ainda estava em seu estúdio.
Discutir "Mona Lisa" na carreira de Leonardo é muito significativo porque ele estava comprometido em melhorar a capacidade de integrar arte e natureza ao longo de sua vida, e essa pintura foi o auge.Ao longo dos anos, este quadro de pintura de álamo foi revestido com esmalte fino após camada de esmalte fino, que também mostra os múltiplos talentos de Leonado.No começo, este era apenas um retrato de uma jovem esposa de um comerciante de seda. É nossa essência está associada à essência do universo.No final, a alma de Mona Lisa estava entrelaçada com a alma da natureza.
De sua pintura "Mona Lisa", ele voltou a 40 anos.Na superfície, as duas pinturas têm semelhanças.Os personagens das pinturas são as novas damas de Florença.Mas é realmente a diferença entre as duas pinturas.Essas diferenças não apenas refletem a perfeição das habilidades de pintura de Leonardo, mas, mais importante, como cientista, filósofo e humanista, ele se tornou mais maduro.Se "Gienewra de Benqi" vem de um jovem artista que tem uma observação incrível, então "Mona Lisa" é o resultado de sua observação realista para encontrar conhecimento.Sua busca pelo conhecimento foi registrada em milhares de páginas de notas -a luz que iluminava os objetos curvos, a anatomia do rosto, a forma do corpo geométrico, o fluxo de água turbulento, a analogia da terra e o corpo humano -Todos disso o ajudaram a ajudá -lo a perceber como requintados movimentos e emoções."Ele não está satisfeito com a curiosidade, e pula entre diferentes disciplinas acadêmicas. Habilidades de pintura, obsessão pela natureza e insight no coração são todos mesclados, e o equilíbrio é contínuo, para que quase possamos perceber sua existência em sua existência em o começo.
Destino confiado
A biografia de Leonado, publicada pela primeira vez em 1550, descrita vividamente "Mona Lisa": Mona Lisa:
Leonardo desenha um retrato de sua esposa Mona Lisa para Francisco del Corocrak ... Olhando para esta pintura, você pode entender como a arte realista pode imitar a natureza ... os olhos brilhantes são animados e flexíveis, com cores rosa e pérolas ao redor dos olhos, E aqueles cílios. Pigmentos, mas pele real;
Vasari mencionou que havia muitos buracos de Lisa Del.Quando Lisa tinha 15 anos, ela se casou com uma família multifamiliar de Jiao Kong rica, mas não proeminente.Como seu pai teve que cortar uma fazenda como um dote, o casamento entre os proprietários aristocráticos em declínio e a emergente classe de empresários finalmente se beneficiou de todos eles.
Seu marido recém -casado, Francisco del Corocoon, perdeu sua primeira esposa há 8 meses, e ele também teve um filho de 2 anos sob os joelhos.Ele se tornou o fornecedor de seda da família Meidi, e seus negócios se tornaram cada vez mais populares.A julgar por vários sinais, ele se apaixonou por Lisa, que não é comum neste casamento que trocou interesses.Ele deu o apoio financeiro da família.Até então, eles sempre moravam com os pais de Francisse, mas à medida que a família crescia e a receita, ele comprou uma casa própria.Por que Leonado aceitou este trabalho?Você deve saber que ele estava evitando o patrocinador artístico mais rico e proeminente Isabella Dester na época, e foi dito que ele estava muito relutante em pegar o pincel porque estava completamente imerso em sua exploração científica
Talvez uma das razões pelas quais Leonado aceitou essa comissão foram os dois amigos em todo o mundo.No entanto, suspeito que Leonado decidiu pintar a Coca -Cola de Lisa Del.Por ser pouco conhecida, ela não é uma amante nobre ou aristocrática proeminente, ele pode descrevê -la como ele quer.Não há necessidade de atender ou ouvir o patrocinador de poder e poder.O mais importante é que ela é linda e charmosa, e seu sorriso é muito tentador.
trabalhar
Falando do charme misterioso de "Mona Lisa", devemos começar quando nos preparamos para desenhar uma prancha de Leonardo.Esta peça de textura fina é tomada na parte do meio de uma árvore de álamo , ravioli branco e pigmentos brancos.Ele sabe que o primer pode refletir melhor a luz, para que a luz possa passar através do esmalte translúcido e fino da camada múltipla, aumentando assim a profundidade de visão, o brilho e o sentido tridimensional.
Alguma luz passou pela camada envidraçada e a mostrou no primer e depois refletida pelo primer branco.Como resultado, a luz refletiu sobre o pigmento da superfície e a luz retornou das profundezas da imagem entrelaçadas os olhos um do outro.Isso faz com que a forma do personagem produza um efeito sutil de mudanças constantes e ilusórias: suas bochechas e sorrisos são formados pelo tom de cor suave, que parece coberta com várias camadas de esmalte, e com a luz e a visualização na sala e observando a sala as mudanças em ângulo estão mudando constantemente.Esta pintura é, portanto, animada.
Como o pintor holandês do século XV -como Yang Fan Aike -, Leonado misturou -se com uma pequena proporção de pigmentos em óleo como um esmalte.Para a sombra no rosto de Lisa, ele foi pioneiro na tinta marrom queimada feita de uma mistura magnista de ferro, que tem uma boa absorção de óleo.
Seus golpes coloridos são extremamente delicados e é quase difícil de detectar.De acordo com um espectro fluorescente de raio X publicado em 2010, "o esmalte marrom foi revestido na base rosa das bochechas de Mona Lisa. Cerca de 30 mícrons".Essa análise também mostra que o pintor usa deliberadamente pincéis irregulares quando as vidros, para que a textura da pele pareça mais realista.
Lisa na caneta de Leonardo estava sentada em um lounge, e a base do pilar da bagagem estava do lado da imagem, mas era difícil identificar;O corpo dela -especialmente as mãos dela -se sentir perto de nós, e os altos e baixos estão de volta ao distante e nebuloso.Uma análise do mapa inferior mostrou que inicialmente Leonardo pintou a mão esquerda como um apoio de braço segurando uma cadeira, como se estivesse prestes a se levantar, mas depois mudou de idéia.No entanto, ela ainda mostrou uma dinâmica.Seu corpo torceu um pouco, a cabeça se virou para olhar diretamente para nós e sorriu para nós.
Ao longo de sua carreira, Leonado foi imerso em pesquisas sobre luz, sombra e óptica.Em uma anotação, ele escreveu a luz do retrato. Observe o crepúsculo quando o tempo estiver sombrio, o rosto de homens e mulheres na rua, veja o quão macios são os rostos.
Em "Mona Lisa", ele deixou a luz disparar de um lugar alto ligeiramente esquerdo.Para fazer isso, ele teve que fazer alguns truques, mas fez isso de maneira muito inteligente, e só conseguiu encontrá -lo com cuidado.A julgar pelo pilar, o linger de Lisa tem um teto; portanto, a luz deveria ter vindo do cenário atrás dela.No entanto, a luz em seu corpo vem da frente.Talvez devêssemos imaginar que o lado do corredor esteja aberto, mas, mesmo assim, ainda é impossível explicar todos os efeitos da luz.Este deve ser um arranjo artificial.Em "Mona Lisa", ele é tão destacado e convincente sobre a aplicação de objetos leves e curvos em objetos ópticos e curvos, para que seja difícil notar seu pequeno drama.
Ainda há um pouco de anormalidade sobre a luz no rosto de Lisa.Em suas notas ópticas, Leonado estudou o tempo necessário para a contração dos alunos quando a luz se tornou mais forte.Em "Retrato de músicos", os dois alunos dos personagens são diferentes, o que não apenas torna a imagem uma dinâmica, mas também de acordo com a luz brilhante usada por Leonado nessa pintura.Em "Mona Lisa", o olho direito era um pouco maior.Mas o olho direito estava de frente para a fonte de luz à sua direita (mesmo antes de ela se virar), então a pupila do olho direito deve ser menor.Isso é um erro como uma bola de cristal que não refletiu em "Salvador"?Ou é um truque inteligente?20%das pessoas terão um fenômeno fisiológico de alunos variados.Ou ele sabe que a felicidade expandirá suas pupilas, então os alunos mais rápidos de um lado são mais rápidos que o lado oposto.
Para detalhes tão pequenos e não relacionados, podemos ter feito uma grande questão novamente.Pode querer ser chamado de efeito de Leonado, porque sua capacidade de observação é tão nítida, portanto, mesmo que ele tenha um pouco de anormalidades discretas em suas pinturas -como alunos de tamanhos diferentes -nos fará acumular seus cérebros, adivinhem o que ele viu o que viu. , é claro, às vezes pode ser uma interpretação excessiva.Se for esse o caso, é uma coisa boa.Enquanto ele se aproximar de seu trabalho, o espectador será inspirado a observar os pequenos detalhes da natureza -como a razão para os grandes alunos -e recuperar sua curiosidade sobre eles.Leonardo quer prestar atenção a todos os detalhes, o que também nos inspira a acompanhar.
dice bot
Outra questão intrigante é se Lisa tem sobrancelhas.Nas belas palavras de Vasari, ele elogiou as sobrancelhas de Lisa particularmente: "Porque ele havia pintado o cabelo da pele, suas sobrancelhas eram densas e ele naturalmente não era natural. À primeira vista, essa descrição parece refletir o elogio ansioso de Vasari, mas também mostra a excelente capacidade de Leonardo de integrar arte, observação e anatomia, mas a "Mona" que vimos "Lisa" não tem sobrancelhas.De fato, uma descrição desta pintura em 1625 apontou que "essa senhora é muito bonita em outros aspectos, mas quase sem sobrancelhas".Isso desencadeou algumas teorias distantes.
dice bot
Um tipo de explicação é que Vasar nunca viu essa pintura, e sua descrição foi processada por sua renderização consistente.Mas sua descrição é muito específica, e a possibilidade de renderizar não é muito.Dado que existem dois traços oblongos vagos na posição de sobrancelha, há uma explicação mais razoável. Base, porque ele passou muito tempo, a base estava seca.Isso significa que, quando essa pintura é limpa pela primeira vez, eles podem ser eliminados.Em 2007, os resultados dos resultados de varredura de alta resolução do especialista em análise técnica da arte francesa, Pasca Kot, também apoiaram essa explicação.
Embora Lisa seja simples em jóias ou roupas chinesas, suas roupas são tão perceptíveis, não apenas após uma representação cuidadosa, mas também mostra ciência incrível.Leonardo pintou suas roupas e esboçando quando era aprendiz na oficina de Weirokio.Os vestidos de Lisa tremulavam suavemente e a luz estava brilhando nas dobras verticais.O mais impressionante é as mangas de cobre -yellow.
Pelo menos teoricamente, Leonardo está desenhando retratos para um empresário que administra a seda superior, por isso não é de surpreender que ele acrescente esses detalhes agradáveis às roupas que lançam Lisa.Se você deseja experimentar as intenções requintadas do Leonado, pode se referir à imagem de alta resolução de alta.O decote das roupas vale particularmente a pena estudar.O primeiro são dois padrões espirais de tecelagem.É tão tridimensional quanto o alívio.Abaixo do padrão em espiral, há uma série de nós, que são semelhantes ao tipo de nó de nó -knotting em Liono, que gosta de desenhar no laptop.Eles são em forma de cruz e há duas calçadas hexagonais ao redor da corda.Mas no meio do decote, esse modo estava um pouco quebrado e parecia se tornar três fileiras hexagonais.Após uma inspeção cuidadosa de imagens de alta resolução e imagens infravermelhas, tudo saiu da pedra, e Leonado não estava errado;As imagens infravermelhas também mostram outro detalhe igualmente incrível, mas como o que estamos falando é Leonado, não é surpreendente: algumas posições do topo apertado serão bloqueadas pela roupa externa dos posteriores pintados, mesmo nesses lugares, mesmo nestes Lugares em que ele ainda desenha esses padrões de bordado, para que, mesmo que não possamos vê -lo, podemos sentir vagamente a existência deles.
O cabelo de Lisa é coberto com uma camada de tule, que é o sinal da virtude (não para o luto), porque o tule é muito transparente.Dê uma olhada mais de perto o tule nos cabelos na orelha direita.Dê uma olhada na posição exposta do tule no lado direito do lado direito.Embora o véu seja quase transparente, em comparação com os cabelos expostos e os cabelos que cobriam a orelha direita, a parte coberta pelo véu ainda mostrava um pouco de textura e a cor era mais clara.Quando os cabelos de ambos os lados do tule estava pendurado no peito, Leonardo começou a desenhar seu cabelo encaracolado favorito novamente.
Para Leonado, representar o tule é útil.Ele dedica a essência da realidade e a incerteza da percepção humana.Como a luz não se concentra na retina, ele escreveu que não há esboços nítidos e linhas na realidade que os humanos percebem;Isso não é apenas adequado para o nevoeiro no nevoeiro que se estende a infinito longe, e até os dedos de Lisa, que olhamos para o alcance do tentáculo, seguem as mesmas regras.Leonardo sabe que estamos olhando para o mundo através do véu.
Quando Doronado descreve o cenário por trás de Lisa, ele usa outras habilidades visuais.A estrutura geológica e as montanhas nebulosas combinam ciências e fantasia, que também é a abordagem consistente de Leonado.Uma relevos áridos é uma reminiscência da longa era pré -histórica, mas uma vaga ponte de arco estará conectada agora (pode ser pintada na ponte de Bridono do século XIII, localizada no rio Ano, perto do Ares). ao lado do ombro esquerdo de Lisa.
O horizonte à direita parece ser maior que a esquerda.Parece que a terra torce como o corpo de Lisa e, quando seu foco é movido do horizonte esquerdo para a direita, a cabeça de Lisa parece ser levantada um pouco.
A imagem da transição da paisagem para Lisa reflete perfeitamente a analogia do mundo macro em que Leonado acredita e no micro mundo do corpo humano.Essas paisagens mostram o corpo vivo onde a terra está respirando pulsos: o rio é o seu sangue, a estrada é seu tendão e a rocha é seus ossos.A Terra não é apenas o fundo de Lisa, mas também se funde em seu corpo e se torna parte dela.
dice bot
Dê uma olhada na água do rio sinuoso que flui do lado direito da tela da ponte, parece fluir para o lenço de seda no ombro esquerdo de Lisa.As dobras do lenço de seda no começo estavam claras, mas seu peito foi levemente revertido, e ela parecia quase a mesma que a água desenhada por Leonardo.No lado esquerdo da tela, a estrada curva parece estar conectada ao seu coração.As roupas em frente ao decote eram como uma cachoeira fluindo através de seu corpo.O fundo da imagem tem a mesma textura alta que suas roupas, enfatizando que os dois mudaram de relações analógicas para uma forte.Esse é o núcleo da filosofia de Leonado: do universo aos seres humanos, a repetição entre o padrão natural e o modo do modo.
Assim como Walter Pete em 1893, como o famoso elogio de "Mona Lisa", "os milhares de clima do mundo se reuniram nela ... uma vida eterna, varrendo dezenas de milhares de sentimentos".
Olhos e sorriso
Entre muitos retratos, os olhos dos personagens parecem se mover com o espectador, incluindo "Beautiful Feronniey" de Leonardo.Naquela pintura ou "Mona Lisa", existe até esse fenômeno.De pé na frente da pintura, você sentirá que o personagem está olhando para si mesmo;Embora o efeito de seguir o retrato do movimento do espectador não seja o primeiro de Leonado, isso é frequentemente ligado a ele e, às vezes, é diretamente chamado de "efeito Mona Lisa".
Para explicar esse efeito cientificamente, muitos especialistas estudaram "Mona Lisa".Uma das razões para esse fenômeno é que, no mundo tridimensional real, a luz e a sombra no rosto do personagem mudarão com as mudanças em nossa posição de visualização, mas esse não é o caso em um retrato de avião.Portanto, mesmo que não estejamos em frente à foto, ainda sentimos que os personagens olham para a frente e sempre nos olham.O uso qualificado de luz e sombra de Leonardo tornou esse efeito em Mona Lisa mais óbvio.
O último ponto é o elemento mais misterioso e charmoso de Mona Lisa: seu sorriso."Neste trabalho em Leonado", escreveu Vasari, "o sorriso é tão bonito que parece mais dos céus, não do mundo".
O sorriso de Lisa tem um mistério, quando olhamos para ele, é fugaz.O que ela está pensando?Nossos olhos se moveram um pouco, e seu sorriso parecia mudar.Isso torna tudo mais misterioso.Quando olhamos para outro lugar, esse sorriso permanece em nossas mentes, assim como vagueia na consciência coletiva humana.Nunca há nenhum movimento na pintura que esteja tão intimamente entrelaçada com as emoções.
Enquanto fazia o sorriso de Lisa mais perfeito, Leonado passou muitas noites na sala de catering subterrânea no Hospital San MarianovaEle começou a fascinar como se formar com um sorriso e também se instruiu a analisar todos os métodos de exercício possíveis ao redor da face e confirmou a fonte nervosa de controlar os músculos de cada músculo na face.Para um sorriso, não é necessário rastrear se esses nervos são nervos cranianos ou espinhais, mas Leonardo quer saber a resposta.
O sorriso de "Mona Lisa" nos merece revisar a anatomia incomum da página.Leonardo descobriu que os músculos de beicagem eram os músculos que constituem o lábio inferior.Se você levantar o lábio inferior, encontrará esse fato; se o lábio superior está envolvido, ele pode ser bombeado, mas o lábio superior não pode ser levantado sozinho.Esta é uma descoberta discreta, mas para um anatomista e artista, especialmente para Leonado, que está desenhando "Mona Lisa", este é um detalhe notável.Ele também escreveu que outros movimentos de seus lábios envolviam músculos diferentes, incluindo "os músculos que reuniram os lábios e esticaram seus músculos, deixaram reverter seus músculos e deixar seus músculos serem puxados horizontalmente. Deixe -os restaurar os músculos in situ".Então ele desenhou uma coluna de lábios descascada.Há um esboço interessante nesta página: este é um sorriso simples com pó preto desenhado com pó preto.Embora o canto da boca seja um pouco difícil de diminuir, a impressão ainda está sorrindo.Cercado por anatomia, descobrimos que o sorriso de Mona Lisa começou a tomar forma.
Esse sorriso também envolve outros conhecimentos científicos.De sua pesquisa óptica, Leonado percebeu que a luz não era um ponto aos olhos, mas estava brilhando na área da retina.A área central da retina é chamada de côncavo central, que é muito sensível à cor e detalhes, enquanto a área ao redor do côncavo central é melhor na percepção de sombras e contraste em preto e branco.Quando olhamos diretamente para o objeto, ele parece mais claro;
Usando esses conhecimentos, Leonardo pode criar uma espécie de dificuldade com a captura.As linhas muito sutis no canto da boca de Lisa estão um pouco abaixo, assim como os lábios acima da nota anatômica.Se você olhar diretamente para seus lábios, sua retina capturará esses detalhes e esboços, fazendo -a parecer estar sorrindo.Mas se você desviar o olhar dos seus lábios e colocar os olhos nos olhos dela, bochechas ou outras partes da imagem, você só poderá ver a boca dela com Yu Guang.Nesse momento, ficará um pouco embaçado, e o pequeno contorno do canto da boca se tornará menos claro, mas você ainda poderá ver a sombra lá.Essas sombras e o efeito macio de halo de sua boca a fizeram olhar na posição vertical, como um sorriso.Então, quanto mais você não procura deliberadamente por um sorriso, está se tornando cada vez mais óbvio.
Os cientistas explicaram recentemente esses fenômenos da tecnologia."Comparado com a imagem de alta frequência espacial, o sorriso na imagem de baixa frequência espacial (mais turva) é mais óbvia." Você deixa seus olhos cair no fundo ou nas mãos de Mona Lisa, sua percepção da boca dela é baseada principalmente na baixa frequência espacial, então ela parece muito mais feliz do que você olhou para a boca dela. Leonado usou essa técnica em "Sra. Feronnish" e a recente descoberta "Beautiful Princess".
Portanto, o sorriso mais famoso do mundo é naturalmente ilusório, é claro, também há o entendimento final da natureza humana de Leonado.Sua experiência é descrever a expressão externa de emoções internas.Mas em "Mona Lisa", ele mostrou coisas mais importantes: nunca podemos entender completamente as emoções reais da performance externa.Para os corações dos outros, sempre temos um sentido nebuloso, sempre separado por uma camada de tule.
Biografia de Leonardo da Vinci -Código Criativo de Mortal para Genius ", [Meter] Walter Esco, traduzido por Wang Bing, Citic Publishing Group, agosto de 2018.Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:
Telefone: 0086-10-8805-0795
Email: portuguese@9099.com